Ao cruzar os verdes campos, dos encantos de um céu azul, encontrará a sua espera, nossa terra Bocaina do Sul.
Localizado às margens da BR 282, com Latitude: 27º 44′ 40″ e Longitude: 49º 56′ 40″ W, com a Altitude de 860m, sua extensão territorial apresenta a área: 496,4 Km², com população de 3.488 habitantes, mais da metade residindo na área rural e tem sua economia voltada para a agricultura e pecuária. Uma cidade típica do interior da região serrana, com belezas naturais encantadoras, como cachoeiras, rios, pedras serras, pousadas, artesanatos e produtos coloniais, gastronomias típicas e hospedagens em contato com a natureza.
A economia da cidade se resume na pecuária; apicultura; piscicultura; extrativismo vegetal através de reflorestamentos destinados à indústria regional de celulose e moveleira; extração do vime; produção de erva-mate; plantação de milho, feijão e fumo. As pequenas indústrias locais são tipicamente familiares e se concentram na fabricação de produtos coloniais.
Antigamente chamada de Rio Bonito, teve o nome alterado para fazer referência a uma formação montanhosa que os moradores dizem ter formato de boca. Emancipada em 1994 de Lages, Bocaina do Sul foi colonizada por alemães a partir da década de 1870 – até então era habitado por índios das tribos Guarani, Kaingang e Xokleng. Sobrenomes como Kauling, Wiggers, Feldhaus e Schlichting são frequentes entre os 3.488 habitantes.
Apesar de jovem a cidade caminha rumo ao progresso.
Texto e imagem gentileza da Prefeitura Municipal.