O nome da cidade é uma referência ao agricultor Rufino Pereira dos Santos (1834-1905), era agropecuarista na Fazenda do Cedro e de lá vinha para a Serra dos Pereira, sua outra Fazenda, na qual cultivava as terras, distante da gadaria dos campos cedrenses e protegido pelas íngremes fortalezas rochosas das quais despecam deslubrantes cachoeiras. Pelo fato de ter sido o primeiro homem nesta região a plantar milho e feijão, arrostando perigos e vencendo as dificuldades do desbravamento, demonstrando muita disposição e coragem ao empreender o início da colonização, trabalho extremamente afanoso e fatigante, honesto e dignificante, Rufino merece nosso reconhecimento. Rufino foi encontrado morto na roça em 1905, bem próximo do Salto de Rio Rufino.
Rio Rufino mantém a economia baseada na agricultura familiar, com culturas tradicionais como feijão e milho, e a criação de gado de corte e leite. Nos últimos tempos, no entanto, uma nova cultura ganhou força na região: o vime. Originário da Europa Central e Ásia, o arbusto encontrou na Serra Catarinense condições ideais de desenvolvimento. Uma combinação de fatores – a altitude, a temperatura amena e a abundância de água – faz com que os vimeiros cultivados na cidade ganhem porte de árvore e ultrapassem dez metros de altura, três vezes mais do que o convencional. Com isso, a região já concentra 90% da produção nacional – além de Rio Rufinho, o vime está sendo cultivado em Bom Retiro, Bocaina do Sul, Urubici e Palmeira. Detém o título de capital nacional do vime.Conheça alguns dos atrativos de Rio Rufino:
Pedra do Rio do Tigre
Uma trilha de beleza inigualvél, lugar unico com uma vista de 360º com vista do vale do rio Canoas… Com um percurso de aproximadamente 2200m de extensão e ganho de elevação de 220m de altirude, a trilha da Pedra do rio do Tigre é a mais ingrime do municipio, desafiando assim os corajosos visitantes amantes do turismo de aventura.
Cachoeira Campo Novo
Cachoeira do Poço Redondo
Localizada no alto da Serra, aproximadamente 8 km do centro da cidade a cachoeira do poço redondo oferece paisagens de natreza preservada e conta com om complexo de 4 quedas d’agua em sua comosição, além de uma trilha em meio a fauna e flora típicas da região Serana. Seu acesso é por uma trilha de dificuldade média, sendo recomendado o acompanhamento de um guia local.
Cachoeira da Fábrica
localizada a 3km do centro da cidade esta cachoeira leva este nome por ser ponto de captação de água que tocava uma fabrica de celulose na década de 1940 onde ainda se encontram ruinas da antiga construção. Local de fácil acesso, de aproximadamente 30 minutos de caminhada pela trilha em meio a natureza.
Morro das Torres
MORRO DAS TORRES – Localizado a 10km do centro do município, com 1750m de altitude, na divisa com Urupema, as temperaturas já chegaram a -17ºC com sensação térmica de -30ºC.
Gruta Nossa Senhora Aparecida
Localizada a 10 km da cidade, lugar ideal para meditação onde brota entre as rochas de arenito uma água abençoada. Local de fácil acesso.
Quedas do Alto da Serra
As quedas do Alto da Serra são por sim uma das maiores belezas de Rio Rufino, e para as pessoas que buscam aventura é o melhor destino pois ao final a paisagem vale a pena. Próximo da Cidade. De acesso moderado requer acompanhamento de um Guia de Turismo Local.
Cachoeira Rio do Tigre
Acesso com veículo a 7km do centro da cidade pela estrada geral Rio Rufino/Urubici com mais 3km de estrada municipal até a Fazenda Rio do Tigre. Ótima trilha para amantes da natureza, tem travessias de rio, nascentes de água, árvores centenárias, e aves durante o percusso.
Rampa de Voo Livre
Rio Rufino é dotado de belas paisagens e belezas exuberantes ainda mais vistas pelo alto junto com a Pedrinha do Rio de Areia que da mais linda vista de Rio Rufino e Rio de Areia, e também Possuímos três rampas para salto de Para-pente, de ótima qualidade segundo os saltadores.
Caverna do Rio do Leste
Fica a 13 km do centro de Rio Rufino, na localidade de Rio do Leste.
Fonte: Prefeitura Municipal.