Pinheiro Preto cresceu ao longo da ferrovia e do Rio do Peixe. A construção da estrada de Ferro São Paulo- Rio Grande, em 1909 teve grande importância na constituição do município, pois alguns trabalhadores permaneceram no local, mesmo após sua conclusão. Entretanto, sua colonização teve início somente em 1917 com a chegada dos primeiros colonizadores. Em 1921 o primeiro imigrante italiano, iniciou e desenvolveu a cultura da uva, hoje cultivada por muitos produtores e vitivinicultores. A origem do nome vem da época da construção da estrada de ferro, onde ao longo da via em construção, os responsáveis pelos trabalhos guiavam-se por pontos de referência por eles escolhidos. Ao se aproximarem do local onde nasceria o município de Pinheiro Preto, os trabalhadores identificaram, em meio a imensa floresta, uma gigantesca araucária, completamente enegrecida pela ação do fogo.
Hoje, Pinheiro Preto é um dos maiores produtores de uva e vinho de Santa Catarina. Com 24 industrias produtoras de suco de uva e vinho, o município é responsável por mais de 50% do vinho produzido no estado.
Atualmente, além do vinho e da produção de frutas, Pinheiro Preto é destaque na bovinocultura do leite e também na produção de suínos. Leis de incentivo, fazem o município atrair inúmeras empresas, entre elas destacam-se as do segmento de papel e celulose.
Dos pomares surgem belos cenários em todo o território do município. Pinheiro Preto, também apresenta grande potencial turístico. Integrante do roteiro “Vale da Uva e do Vinho” seus inúmeros atrativos o transformam em um encantador destino para quem procura beleza, história e os prazeres de um bom vinho!
Convidamos todos a conhecerem as riquezas e belezas de Pinheiro Preto!
Conheça alguns dos atrativos turísticos de Pinheiro Preto:
Réplica de Maria Fumaça
Pinheiro Preto tem sua história estreitamente ligada à construção da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande. Em referência ela, mantém exposta uma réplica da máquina a vapor que muitas vezes passou pelo município. Este monumento está localizado na cabeceira da ponte Humberto Bresolim.
Cruz do Vaccariano
Monumento à beira dos trilhos da estrada de ferro São Paulo – Rio Grande, no antigo Km 152, rende homenagem à memória dos seguranças da Companhia Construtora da Estrada de Ferro, que ali foram vitimados, no dia 24 de outubro de 1909, em decorrência ao primeiro assalto ao trem pagador da história do Brasil, arquitetado pelo então taifeiro, Zeca Vaccariano. Fica a 4 km do túnel, pela linha do trem.
Túnel Ferroviário
Um grande desafio de engenharia na época da construção da ferrovia São Paulo – Rio Grande, e hoje, um marco centenário. O túnel ferroviário de 62 metros de comprimento, foi construído através da perfuração de uma rocha. Sua conclusão em 1909 deve-se à força física dos operários, aliada à inteligência. Era considerado ponto estratégico, aonde um guarda vigiava permanentemente, pois aconteceram diversas ameaças de invasão de terras e a estrada de ferro era a única passagem. Fica a 2 km do centro do município.
Museu e Arquivo Histórico Municipal
Pinheiro Peto busca preservar suas memórias, para que o tempo, não apague sua história. Com este objetivo mantém o Museu e Arquivo Histórico Municipal Pedro Lorenzoni. O museu, instalado na primeira construção em alvenaria do município, proporciona uma viagem no tempo, para contemplar o conhecimento e a identidade dos colonizadores locais.
Vinícolas
Fonte: Prefeitura Municipal.