Duas praias parecidas em tudo, até nos nomes. As praias do Estaleiro e do Estaleirinho, ambas em Balneário Camboriú, foram certificadas com o selo Bandeira Azul, que condecora as melhores praias ao redor do mundo. Junto à natureza e com Mata Atlântica preservada, as praias possuem larga faixa de areia fofa e águas limpas para o banho. Emolduradas por morros com vegetação nativa, nas encostas há algumas formações rochosas que criam verdadeiras piscinas naturais.
Consideradas excelentes praias para a prática de esportes aquáticos e para a pesca de arremesso, os balneários atraem turistas de todas as idades. As vizinhas praias costumam receber visitantes que buscam tranquilidade. Dificilmente estão lotadas, como ocorre em outras praias da cidade, por isso são o destino ideal para quem prefere um espaço maior na areia. O mar é frequentemente agitado, por serem praias de tombo, ou seja, a profundidade aumenta abruptamente entre a faixa de areia e a água, as ondas quebram muito próximas das praias. Porém, há locais onde o mar é calmo e acessível, com formação de piscinas naturais que permitem um agradável mergulho.
O perfil dos frequentadores é heterogêneo e, nos últimos anos, o número de visitantes de luxo vêm crescendo, tornando, principalmente a praia do Estaleirinho, um reduto glamouroso. Com pouca opções de barracas e quiosques na areia, a praia se torna, de certa forma, exclusiva. Em ambas as praias há poucos comércios e residências, mas há estrutura para turistas como restaurantes, pousadas, hotéis e casas de shows.
Os balneários guardam histórias que os tornam parte da cultura de Santa Catarina. Antes de serem pontos turísticos, as praias funcionavam como locais onde os portugueses extraíam madeira para a construção de barcos. O estaleiro maior, onde era serrada a maior parte da madeira, funcionava na Praia do Estaleiro, e quando faltava madeira ou peças, eram buscadas no Estaleirinho, contam os moradores locais. Isso justifica os nomes, já que as praias possuem 1.720 metros e 920 metros de extensão, respectivamente.
A cerca de 12 km do Centro de Balneário Camboriú, o trajeto é feito pela Avenida Interpraias. As duas praias ficam ao lado uma da outra e possuem apenas um pequeno trecho com acesso para automóveis, onde encontram-se também os restaurantes. O restante da praia só possibilita a entrada a pé pela faixa de areia.
Bandeira Azul
Desenvolvido pela organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos FEE (Foundation for Environmental Education), no Brasil, o Programa Bandeira Azul é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE desde 2005.
A iniciativa tem como objetivo avaliar as condições de balneabilidade (banho e práticas esportivas) das águas e das praias ao redor do mundo. Para conquistar a certificação, é preciso atender a 34 critérios, divididos em quatro blocos: educação e formação ambiental, gestão ambiental, segurança e serviços e qualidade da água.
A certificação para praias, marinas e operadores de embarcações de turismo sustentável visa aumentar a participação e conscientização da sociedade e de gestores públicos para proteger os ambientes marinhos costeiros, estimulando a solução de problemas na busca da qualidade e proteção ambiental.
Renan Koerich
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur)