Caxambu do Sul é o melhor lugar do mundo para se viver por vários motivos. Tem um passado lindo, um presente confiante e um futuro grandioso.
Etimologicamente, Caxambu é uma espécie de tambor volumoso, de som grave, usado em danças folclóricas e populares de origem africana. É nesse ritmo que anda o progresso do município, da agricultura ao comércio; da educação ao desenvolvimento cultural.
A cidade conta com um Centro de Tradições Artísticas e uma Casa da Cultura, que oferecem diversos cursos e oportunidades, com intuito de preservar e enaltecer o legado histórico.
O espírito empreendedor é marca do povo caxambuense. Sua economia é movida essencialmente pela agricultura. O jovem município, com pouco mais de meio século, é a Capital Estadual da Melancia. O título conquistado em 2001 orgulha a população e, principalmente, os produtores.
Reconhecido pela alta qualidade, o fruto é exportado para outros estados do país. A produção anual chega a 20 mil quilos por hectare. Porém, a terra fértil também ajuda na produção de grãos, como milho e soja, e na criação de animais.
Caxambu é excelente em qualidade de vida por contar com fauna e flora abundantes: áreas preservadas, trilhas, sítio arqueológico, rios e riachos. Aqui ainda é possível ouvir o canto dos pássaros, tomar um bom chimarrão acompanhado de uma prosa animada.
Conheça alguns dos atrativos de Caxambu do Sul
Pequeno Bosque
A construção do Pequeno bosque tem como objetivo principal a preservação de espécies de planas nativas e preservação do meio ambiente, dos valores culturais e sociais (turismo ecológico) e contará a principio, além da representação da história da Chapeuzinho vermelho – toca do lobo, casa da vovó, casa da Chapeuzinho Vermelho, com palco de apresentações artísticas- culturais com trilha ecológica, trilha para desenvolver os diversos sentidos inerentes ao ser humano (audição, tato…), painéis referentes ao tema natureza e pequeno riacho.
Sítio Arquelógico
Sítio Arquelógico com vestígios de cultura indígena às margens do Rio Uruguai, Linha Chernhaque.
Barragem do Foz do Chapecó
Barragem que está localizada na foz do rio Chapecó.
Festa da Melancia
Um dos cultivos que merece destaque, com alternativa de renda em Caxambu do Sul-SC, é o plantio da melancia.
A área Plantada por ano, aproxima-se de 600 hectares, envolvendo em torno de 300 agricultores que se concentram principalmente nas comunidades banhadas pelo Rio Uruguai, sendo São Felix, Linha Ceccon, Volta Grande e Sanga Rosa. Essas comunidades são favorecidas pelo solo arenoso e fértil, pelo micro clima favorável á cultura de melancia. Junto os agricultores produzem entorno de 15.000 toneladas por ano.
A cultura da melancia teve início no Municipio no ano de 1993, na comunidade de Linha Volta Grande e Linha Dom José.
A Festa Estadual da Melancia ocorre sempre no mês de aniversário do Municipio, em Dezembro a cada dois anos.
Mirante do Rio Uruguai
Localizado na Linha São Félix e no Bairro Antena
Igreja Matriz São Jerônimo
Situada no Centro da Cidade, em frente a Praça, construída no ano de 1967 tem como Padroeiro o São Jerônimo e a festa tradicional em homenagem ao Padroeiro acontece no mês de setembro. A data destinada a Homenagear este Santo é o dia 30 de setembro com Feriado Municipal.
Plantação e cultivo da Melancia
A melancia produzida no município tem qualidade reconhecida e é exportada para outros Estados. A produção de melão e de laranja também contribui para o desenvolvimento econômico da cidade.
Caxambu do Sul é pioneira na instalação do Projeto de Microbacias da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento de Santa Catarina. O sistema auxilia os agricultores, que também criam aves e suínos.
Fonte: Prefeitura Municipal.