O nome Catanduvas tem origem tupi: kaá (mato), atã (duro) e nduva (variação fonética de tyba = reunião, ajuntamento), ou seja ajuntamento de mata dura. Esse nome dado à cidade derivou-se de um mato rasteiro ou campo cerrado que havia aqui, quando a cidade foi fundada. Os moradores mais antigos contam que essa vegetação era abundante na região e que com a passagem das tropas por aqui, a localidade começou a ser chamada de Catanduva devido a esse vegetal.
A emancipação político-administrativa do distrito deu-se em 1963 com a Lei nº 869 de 22/01/1963. Sua extenção é de 221,3 Km². O clima segundo Kopper é mesotérmico úmido, sem estação seca, com verões frescos. A temperatura média anual é de 16,9 ºC, como conseqüência do clima e do relevo, sem estação seca. No verão a brisa constante ameniza o calor. Altitude: 945m.
Catanduvas é cercada por uma natureza exuberante que inclui cachoeiras e áreas de mata que propiciam belos passeios.
O maior dos eventos é a Festa do Chimarrão.
Conheça alguns dos atrativos de Catanduvas
Festa do Chimarrão
Em 1999 foi realizada a primeira edição da festa. Projetada para acontecer a cada dois anos, e ter a duração de três dias, contando com o apoio das ervateiras e de toda comunidade.
Monumento do Chimarrão
A foto do ” Marco do Chimarrão” inaugurado na realização do I Seminário Sul-Brasileiro da Erva-Mate a I Festa do Chimarrão do Município, reflete a importância do cultivo da erva-mate na economia e do chimarrão na cultura de Catanduvas e região. A Festa do Chimarrão já é tradicional no meio oeste catarinense.
Atrativos Naturais
Catanduvas é cercada por uma natureza exuberante que inclui cachoeiras e áreas de mata que propiciam belos passeios. Um dos pontos mais procurados é a cachoeira da Linha Passo Grande, localizada em meio a mata. Temos áreas de camping como o Parque de Lucca, onde pode-se passar o dia junto a natureza. O Pocinho de São João Maria, localizado na comunidade de Águas Claras, “Fonte Prodigiosa”.