Água Doce está localizada na região meio oeste do Estado de Santa Catarina, distando cerca de 500 quilômetros da capital Florianópolis. Com uma área de 1313km² o município é hoje o 6º maior no que se refere à extensão territorial. Possui uma população miscigenada pelas etnias italiana, alemã e portuguesa.
As marcas oriundas destas culturas sobrevivem até hoje e são notórias no semblante, costumes e linguagem do seu povo. A economia do município é baseada na agropecuária, onde se destaca o cultivo das culturas de milho, soja, feijão, batata, maçã e frutas de caroço, bem como, a produção de bovinos, ovinos, aves e suínos.
O nome Água Doce teve origem em um pequeno incidente, quando os moradores da vila ora denominada Encruzilhada, dirigiam-se em tropas para o município gaúcho de Marcelino Ramos em busca de mantimentos. No retorno de uma destas viagens, a mula do tropeiro João Líbia – que estava carregada de açúcar – caiu no rio e perdeu toda a sua carga, gerando a denominação do rio e do município como Água Doce.
O município é hoje reconhecido como a Capital Catarinense da Energia Eólica, por abrigar o maior conjunto eólico do Estado de Santa Catarina, composto por 109 aerogeradores. Localizado na região dos campos de altitude, os oito parques – Horizonte, Água Doce, Amparo, Aquibatã, Campo Belo, Cascata, Cruz Alta e Salto – produzem energia suficiente para abastecer um contingente de aproximadamente 500 mil habitantes.
Conheça alguns dos atrativos de Água Doce:
Centro de Educação Profissional – Cedup
O Centro de Educação Profissional Professor Jaldyr Bhering Faustino da Silva (Cedup) é considerado um dos melhores Colégios Agrícolas da região sul do país no que se relaciona ao desenvolvimento de projetos na área agropecuária.
Capela de Nossa Senhora Aparecida
Símbolo de fé e devoção, a Capela de Nossa Senhora Aparecida, localizada no Distrito de Herciliópolis, é reconhecida também por abrigar a representação de um importante ícone da história regional. Em 1850, o monge eremita João Maria d’ Agostini – personagem de grande relevância no conflito do Contestado – passou pela comunidade, abençoando a fonte de água hoje situada na parte interna da capela. De acordo com os moradores locais, a fonte nunca secou, suscitando a crença no poder dessa água na realização de milagres, entre esses, a cura de doenças físicas e psíquicas.
Complexo eólico de Água Doce
O município é hoje reconhecido como a Capital Catarinense da Energia Eólica, por abrigar o maior conjunto eólico do Estado de Santa Catarina, composto por 109 aerogeradores. Localizado na região dos campos de altitude, os oito parques – Horizonte, Água Doce, Amparo, Aquibatã, Campo Belo, Cascata, Cruz Alta e Salto – produzem energia suficiente para abastecer um contingente de aproximadamente 500 mil habitantes.
Fazenda Nossa Senhora do Belém
A Fazenda Nossa Senhora do Belém tem como principal atrativo a área de camping dotada de infraestrutura básica (sanitários, água encanada e energia elétrica).
Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz
A Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz, foi construída por moradores locais e inaugurada em 16 de agosto de 1956 pelo Bispo Dom Daniel Hostin. Apresenta traços semigóticos e linhas da arquitetura moderna, sendo que no seu interior podem-se observar a Via Sacra e as imagens dos santos trabalhadas em gesso, como os Padroeiros Nossa Senhora da Paz e São Roque, além dos belíssimos vitrais.
Mirante do Morro São José
O Mirante do Morro São José está localizado no bairro de mesmo nome, a uma altitude de 1199 metros acima do nível do mar. Teve sua origem quando um grupo de moradores da cidade de nomes “José”, resolveram criar o monumento. Construído em 1998, serve hoje como destino de procissões e pagamento de promessas. Além disso, oferece uma vista privilegiada de toda a cidade e seu entorno.
Monumento ao Tropeiro
No ano de 1943, a localidade de Encruzilhada tornou-se Distrito com o nome de Água Doce. A denominação escolhida teve origem de um episódio inusitado: Os moradores da vila costumavam dirigir-se em comitivas à cidade gaúcha de Marcelino Ramos para a compra de mantimentos. No retorno de uma dessas viagens, a mula do tropeiro João Líbia – que estava carregada com açúcar – caiu ao realizar a travessia do rio, perdendo toda a carga. O fato fez com que o local fosse conhecido como “o lugar onde a água é doce”, nomeando posteriormente também o Município.
Vinícola Villaggio Grando
A Vinícola Villaggio Grando está localizada em um terroir situado nos campos de altitude na região do distrito de Herciliópolis, município de Água Doce, em um planalto de características ímpares de solo e clima, próprios para o desenvolvimento de vinhedos que resultam em uvas de características únicas.
Fonte: Prefeitura Municipal.