Na alta temporada, aproximadamente 1,5 milhão de turistas procuram o município, dos quais, pelo menos 100 mil vêm de outros países. Moderna e cosmopolita, a cidade tem atrações que garantem diversão 24 horas também na baixa temporada e recebe visitantes durante o ano inteiro.
Dia e noite, de janeiro a dezembro, o agito é intenso na Avenida Atlântica, que contorna a Praia Central e concentra movimentados bares, casas noturnas, bons hotéis, lanchonetes e restaurantes especializados em frutos do mar e cozinha internacional.
O monumento Cristo Luz, no alto do Morro da Cruz, proporciona vista panorâmica de Balneário Camboriú. Na Barra Sul, o Parque Unipraias – complexo turístico em meio à natureza – reúne lazer, compras, esportes de aventura e ecoturismo. Os 47 bondinhos aéreos que ligam as praias Central e de Laranjeiras têm cabines fechadas e panorâmicas, com capacidade para seis pessoas cada.
A Interpraias é uma das mais bonitas rodovias do país. Interliga as praias de Laranjeiras, de Taquarinhas, de Taquaras, do Pinho, do Estaleiro e do Estaleirinho, proporcionando um passeio com belas paisagens.
Conheça alguns dos atrativos turísticos:
Praia Central
A cidade reúne praias agitadas e de natureza agreste. Mas o núcleo da efervescência de Balneário Camboriú é a Praia Central: o movimento começa cedo nos 7 km da orla. Na Avenida Atlântica, totalmente urbanizada, há diversas lojas, restaurantes, quiosques, bares, sorveterias e cafeterias. Após as 18h, a praia transforma-se em local para a prática de esportes. Vôlei, futebol, frescobol, futevôlei, pescarias, caminhadas, corridas e ginástica movimentam o entardecer. Há ainda diversas quadras de bocha espalhadas pela orla. Ao Norte da Praia Central, duas pequenas praias têm acesso por trilhas. A do Canto, localizada a 200 m do Pontal Norte, possui 50 m de extensão e uma bela vista de toda a Praia Central; a do Buraco, de mar agitado, a 3,5 km do Centro, é ocupada em boa parte por um hotel. A Estrada da Rainha conduz até a Praia dos Amores, pertencente a Itajaí – o rio que divide os municípios também corta a faixa de areia dessa praia. Distante 4 km do Centro, tem boas condições para o surfe e possui bares, restaurantes e pousadas.
Praia de Laranjeiras
Distante 6 km do centro de Balneário Camboriú, a Praia de Laranjeiras – que também tem acesso via teleférico ou escuna – tem águas calmas e transparentes, bares e restaurantes. Um mergulho no costão ou um trekking na trilha da Toca do Urso são opções de ecoturismo no local.
Outras praias
Praias vizinhas, Taquaras e Taquarinhas, a 8 km do Centro, conservam a paisagem agreste. O mar é de tombo, com águas calmas, porém profundas, propícias para a pesca de arremesso. A Praia do Pinho, primeira oficial de naturismo do país, reúne naturistas brasileiros e de diversos países. Tem camping, pousadas, restaurantes e bares. Costões reforçam a privacidade dos frequentadores.
As praias do Estaleiro e do Estaleirinho – a 11 km e 12 km do Centro respectivamente – têm núcleos urbanizados, com hotéis, pousadas, bares e restaurantes. Ambas apresentam águas um pouco agitadas, com costões e vegetação preservados.
Cristo Luz
O monumento, de 33 m, fica no Morro da Cruz, a 154 m de altitude, e pode ser visto de vários pontos da cidade. O Cristo tem na mão esquerda um canhão de luz, que gira 180 graus, espalhando sobre Balneário Camboriú um feixe luminoso que permite 86 combinações de cores. Seus mirantes proporcionam bela vista panorâmica da cidade. Há restaurante, lanchonete, loja de suvenires e praça de eventos. Durante a temporada de verão, ocorrem diariamente, a partir das 19h, shows de música ao vivo.
Zoológico do Parque Cyro Gevaerd (Parque da Santur)
Ocupa uma área de 39 mil m², a maior parte coberta por Mata Atlântica, e abriga mais de 1,2 mil animais. São 120 espécies de aves; 35 de mamíferos, com destaque para a onça-pintada, o tigre, o leão e o lobo-guará; e 20 de serpentes. No aquário, 20 tanques de água doce exibem dezenas de espécies de peixes. Na minicidade, as casas e os castelos são habitados por coelhos. Há ainda cinco museus: o Arqueológico guarda ossadas e utensílios com até 3 mil anos; o Museu do Artesanato Catarinense (MAC) tem acervo com mais de 700 peças de cerâmica, vime, madeira e palha. No Museu Oceanográfico há exposição permanente de espécies marinhas; o de Taxidermia e Esqueletos exibe animais empalhados em ambientes que simulam seus lugares de origem; e o do Pescador reúne equipamentos de pesca e embarcações usadas no litoral catarinense. BR-101, Km 137.
Molhe da Barra Sul
Tem 452 m de comprimento e é pavimentado em madeira e petit-pavé. Na entrada do molhe, funcionam diversos bares e restaurantes. Há também um playground na forma de uma embarcação naufragada. Av. Atlântica, em frente ao Parque Unipraias.
Rodovia Interpraias
As seis praias situadas ao Sul da Central têm acesso fácil pela Rodovia Interpraias. Considerada uma das mais belas do país, liga o bairro da Barra às praias de Laranjeiras, de Taquarinhas, de Taquaras, do Pinho, do Estaleiro e do Estaleirinho. Morros cobertos por exuberante mata nativa e a vista das águas cristalinas do mar compõem o cenário nos 16,5 km de percurso.
Parque Unipraias
O complexo turístico tem mais de 85 mil m², com bondinhos que interligam as praias Central e de Laranjeiras. O parque tem três estações: Barra Sul, Mata Atlântica e Laranjeiras. Na Barra Sul há três pavimentos e um centro de compras e lazer. Na estação Mata Atlântica – situada no topo do Morro da Aguada, a 240 m de altura, com vista espetacular –, há 500 m de passarelas ecológicas e espaço projetado para a prática do arvorismo, três mirantes, quiosques, bares, restaurantes, auditório panorâmico e anfiteatro. É dessa estação que parte o Youhooo!, um trenó de montanha que desliza por uma descida íngreme e sinuosa de 710 m de trilho, atingindo uma velocidade de até 60 km/h em meio à mata. Completando o circuito, chega-se à Estação Laranjeiras, ideal para banho de mar e esportes náuticos, com trapiche para embarcações.
Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal.