
O município possui um grande potencial turístico devido as belezas naturais de quedas d’água nos rios Agudo e Taimbé. A maior delas, com 70 metros de altura. Também, do lago da barragem Hidrelétrica de Machadinho, no qual uma balsa faz a travessia da represa seguindo em direção a cidade de Machadinho RS, no trajeto pode-se vislumbrar belas paisagens. Além disso, o pôr do sol da cidade e área rural com uma paleta de cores digna de obras de arte.
Zortéa foi criado na data de 29 de dezembro de 1995, está localizado na Microrregião do Planalto Sul de Santa Catarina, fazendo divisa ao norte e a leste com o Município de Campos Novos, ao sul com o Município de Machadinho e Barracão no RS, e a oeste com o Município de Capinzal.
Zortéa possui clima tropical, tendo temperatura média anual em torno de 16º C. A vegetação é composta basicamente pela floresta ombrófila mista e campos. A produção agropecuária é a maior fonte econômica do Município. As principais culturas são: soja, milho e trigo. A avicultura, gado leiteiro, matrizes de suínos e gado de corte fazem parte da economia base do Município.
Na cidade são realizados grandes eventos como a festa do município em dezembro, festa em honra a padroeira Santa Catarina em novembro, noite italiana, jantares de entidades do município, encontros de grupos de tradições gaúchas, bailes de associações, entre outros, fazendo com que o município receba um grande número de visitantes.
Conheça alguns dos atrativos turísticos de Zortéa:
Cachoeira Taimbé
A maior das cachoeiras da região é o Salto Taimbé que tem 80 metros de altura.
Fonte: Prefeitura Municipal.