Os primeiros habitantes de São José do Cerrito foram os índios Kaingangs e Xoklengs, que viviam da caça, pesca e coleta de frutas. A colonização começou com bandeirantes paulistas, seguidos por colonizadores italianos, alemães e portugueses. A localidade costumava ser chamada de Caru, um nome indígena que significa “terra fértil”.
Em 1953, a Câmara de Vereadores de Lages propôs o retorno a uma denominação ainda mais antiga: São José do Cerrito. Esse nome é uma homenagem a São José, patrono da primeira capela construída no povoado, no começo do século XIX, e também faz referência aos pequenos morros (“Cerritos”, em castelhano) comuns na região.
A cidade é uma das maiores produtoras de feijão de Santa Catarina.
Conheça alguns dos atrativos turísticos de São José do Cerrito:
Paróquia São Pedro Apóstolo
Em 1927, foi comprado um terreno onde se construiu a primeira igreja. No dia 2 de fevereiro de 1928, celebrou-se a primeira missa na sede do distrito. Em 27 de agosto de 1961, foi criada a Paróquia de São Pedro Apóstolo. Bispos como Dom Daniel, Dom Honorato e atualmente Dom Oneres contribuíram significativamente para a caminhada da Diocese. No ato de criação da Paróquia, havia 18 capelas; atualmente, são 36 capelas.
Antes de 1961, o então distrito era atendido pelos Freis Franciscanos que vinham da Catedral de Lages. Após a criação da Paróquia, os Padres Diocesanos continuaram o trabalho de evangelização. O primeiro pároco foi o Monsenhor Luiz Orth (in memoriam). Em 22 de março de 1964, foi inaugurada a Igreja Matriz de São Pedro.
Gruta de Nossa Senhora de Fátima
Ponto turístico histórico e religioso localizado nos fundos do Parque Municipal. Foi construída no ano 2000 para celebrar os 500 anos de descobrimento do Brasil.
Festa do Feijão
Acontece a cada dois anos no mês de abril e é realizada no Parque Municipal de Exposições. Sua gastronomia se baseia no feijão. O evento conta com exposição agrícola, encontros tradicionalistas e rodeio crioulo.
Passo dos Fernandes
Localizado a 15 quilometros do centro no Rio Caveiras com lindas cascatas.
Fonte: Prefeitura Municipal.
