Habitado inicialmente por indígenas, a partir de 1810 recebeu seus primeiros colonizadores açorianos. Ganhou autonomia somente em 1992, quando se desmembrou de Barra Velha.
A gastronomia local é um dos atrativos, com destaque para os produtos derivados de farinha de mandioca – biju, cuscuz, rosca – comercializados nas casas dos próprios produtores. Outros produtos típicos que podem ser encontrados são as conservas de hortaliças, os doces caseiros, os licores e as bananas passas.
A festa do padroeiro da cidade, São João Batista, é realizada anualmente em junho, no final de semana mais próximo do dia 24. O município tem seis igrejas católicas: São João Batista, no Centro; Nossa Senhora Aparecida, no Porto do Itaperiú; Nossa Senhora das Graças, na Lagoinha; Santo Antônio, Santa Cruz e Santa Luzia, cada qual nas comunidades de mesmo nome.
É banhado pelos rios da Bacia do Rio Itapocú, sendo o mais famoso deles o Itaperiú, que deu nome ao município. Fica a 140 km de Florianópolis, próximo à Rodovia BR-101 e faz parte da região turística Caminho dos Príncipes.
Conheça alguns dos atrativos turísticos de São João do Itaperiú:
Turismo Rural
Alguns núcleos de agricultores oferecem aos visitantes produtos coloniais.
Igreja Matriz São João Batista
A primeira capela, ainda em madeira foi construída no ano de 1916. A atual construção foi inaugurada em 1945. Anualmente a igreja realiza a festa ao padroeiro São João Batista, próximo ao dia 24 de junho, que atrai grande número de fiéis.
Morro dos Monos
Cachoeira do Guico
Fonte: Prefeitura Municipal
