Alemães e italianos da região do Vale buscavam novas terras para suas diferentes culturas e encontraram na localidade as condições para tal a partir de 1925.
Batizada em homenagem à Nossa Senhora de Salete, a cidade pertenceu a Taió até 1961, quando atendia pelo nome de Ribeirão Grande.
A imagem da santa aclamada pelos habitantes do município está no alto do Morro da Salete, onde foi construído um santuário.
Trilhas ecológicas completam os atrativos do município, onde a fé e a religião são o grande produto turístico.
Conheça alguns dos atrativos turísticos de Salete:
Gruta Nossa Senhora fátima
A Gruta Nossa Senhora de Fátima é uma beleza natural, possui um local com oratório e bancos para as pessoas fazer suas orações, rodeada com varias belezas naturais como mata e cachoeira a gruta também traz um pouco de religiosidade, uma harmonia e um bem estar as pessoas, local muito lindo de ser visitado.
Cachoeira do Morro de Nossa Senhora da Salete
A Cachoeira do Morro do Santuário Nossa Senhora da Salete, fica a margem direita do asfalto que dá acesso ao prédio do Santuário. Localizado na comunidade de Rio Panela, quatro quilômetros do Centro. Muitos visitantes descem as escadarias para chegar mais próximo da queda d’água. A descida é íngreme e requer cuidados.
Santuário Nossa Senhora da Salete
O Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Salete é um importante centro de manifestação religiosa do Alto Vale do Itajaí. Está localizado no Morro da Salete. É um dos mais belos pontos turísticos e de contemplação da região. Peregrinas e peregrinos de todas as idades e diferentes lugares por meio da salutar veneração depositam em Nossa Senhora da Salete, sua inefável confiança
Fonte: Prefeitura Municipal
