Em 3 de maio de 1928 Jose da Costa Miranda, considerado o fundador de Presidente Nereu, foi designado pela então diretoria da Colonização de Terras do Estado para localizar e demarcar a colônia Agrícola de Edelberto Brasilides de Oliveira. Em 22 de julho de 1928 Antonio Fernando Joenck, vindo pelo vale do rio Itajaí Mirim, fixou-se como primeiro morador, nas proximidades do atual Cemitério Público Municipal. Já o agrimensor José da Costa Miranda e Adalberto Brasilides de Oliveira vieram através do vale do Rio Itajaí-Açú.

Após demarcar as terras deste, o fundador de Presidente Nereu resolveu denominar o local por “Vila D’Alva”, em homenagem à filha do primeiro proprietário de terras. Esta denominação acabou não prevalecendo. Com a chegada de outros pioneiros, procedentes de diversos pontos do Estado, passaram a surgir novas designações para o lugar: Gaspar, Brusque Nova, Santa Rita, Boa Esperança e Naufrágio.

Com a criação do Distrito de Nilo Peçanha, em ato do então interventor do Estado Dr. Nereu Ramos, de 4 de Junho de 1935, foram nomeadas as primeiras autoridades – Escrivão de Paz: Jose da Costa Miranda, Juiz de Paz: Boaventura Jose de Souza, Juiz de Paz substituto: Moisés Burg, Sub-Delegado de Polícia: Maximiliano Cadilhac, e Intendente Distrital: João Evangelista Sant’Anna.

Conheça alguns dos atrativos turísticos de Presidente Nereu:

Centro Histórico Expedicionário Dionísio João Comandoli
A história do Centro Histórico Expedicionário Dionísio João Comandoli, começou a ser escrita quando o Senhor Raul Andrade inicia a construção do prédio por volta de 1951. Depois de construído, é vendido a Pedro Kemper que usou como moradia até 1968, quando a Prefeitura comprou-a para torná-lo PAÇO MUNICIPAL. Em 30 de dezembro de 1987, é inaugurada a nova Sede da Administração Municipal e a partir dessa data o prédio foi usado para outros fins, até mesmo Sede da Secretaria de Transporte e Obras. Os anos foram passando e sua imagem e conservação começaram a sofrer os danos do tempo. Em 1998, surge a idéia de fazer desse prédio um Centro Cultural e Histórico com o objetivo de resgatar a Cultura e as raízes da comunidade. Em setembro de 1999, por meio da Lei Municipal nº 907, fica criado o Centro histórico Expedicionário Dionísio João Comandoli, em homenagem a um Ex Combatente que participou da 2ª Guerra Mundial. CURIOSIDADE: Todo acervo histórico foi doado pelos munícipes como forma de preservação da história local.

Recanto Olaria
Clube com piscina, campo de futebol suíço, cancha de bocha e ampla área de festa. No Recanto Olaria você encontra diversão para a família inteira. Lá são realizados vários eventos como: casamentos, aniversários, comunhão, crismas e festas em geral.

Sítio Colina
Situado na Localidade de Rio Bandeira, no interior do Município, pertencente ao projeto ACOLHIDA NA COLÔNIA, que tem como proposta principal o agroturismo ecológico, oferece, além do encontro direto com a Natureza, aconchego e vida simples

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.