Porto Uniao

Como povoado, a cidade começa em 1842, em descoberta do Vau, no Rio Iguaçu, – lugar no rio de baixa profundidade que facilitou as passagens das tropas que vinham dos campos de Palmas. Esse lugar era também o ponto de embarque e desembarque para quem se valia do Iguaçu como meio de transporte. Daí o primeiro nome: Porto da União.

A pequena vila cresce e em 1855 tem seu nome mudado para Porto União da Vitória. Em 1880 chegam de Palmas para se estabelecer no comércio, com a compra e venda de sal, o Coronel Amazonas Marcondes. No ano seguinte tem início a navegação a vapor no Rio Iguaçu transportando passageiros e mercadorias.



O grande rio sempre esteve ligado à vida e a história da cidade, desde suas origens, acariciando ou castigando-a, às vezes. A partir deste ano chegam os primeiros colonos de origem européia, na maioria alemães. Mais tarde aportam outras etnias: poloneses, ucranianos, austríacos e russos. No início do século XX, chegam os libaneses. A cidade desenvolveu-se e em 1901, é criado o município de União da Vitória.

Em 1912 tem início conflitos do Contestado que se prolongam até 1916. Em 5 de setembro de 1917 é criado o município de Porto União que a partir daí, passa a conviver, em todos os aspectos, com a parte da cidade que ficou do lado paranaense.

Conheça alguns dos principais atrativos turísticos de Porto União:

Arte do Porto
A Associação dos Artesãos de Porto União é formada por um grupo de pessoas que trabalham ativamente com confecção de peças em crochê, trico, pintura, madeira, arte em porongo, reciclagem bordado, buscuit, bolsas e demais produtos artesanais

Cachoeira do Rio Bonito
A Queda d`água possui uma altura de 30 metros e uma infra-estrutura de camping, restaurante e local de venda de produtos artesanais. Também é utilizada pelos praticantes de rappel.

Cachoeira do Rio dos Pardos
Um dos mais altos do município, com 72m de queda, local que reúne bela flora e fauna. O salto faz divisa entre Porto União e Matos Costa.

Cachoeira do Rio Pintado
Com aproximadamente 30 metros e um bom volume de água.

Cachoeira Km 13
A cachoeira do Km 13 possui uma queda de 20 metros de altura. O grande atrativo dela está na descida que pode ser feita por meio de trilhas ou rappel.

Casa Cultural Aníbal Khury – Castelinho
Construção de 1929, possui pinturas nas paredes de cada cômodo. Localizado na Rua XV de Novembro, esquina com Rua Coronel Belarmino, centro. Hoje o Castelinho é tombado como Patrimônio Histórico Estadual e abriga a Casa Cultural Anibal Khury.

Centro Histórico
Construções do início do século XX, no entorno da antiga Estação Ferroviária, hoje transformada em um espaço cultural. O trilho da linha de trem é a divisa entre duas cidades e os dois estados. Na Praça Hercílio Luz há um chafariz luminoso.

Centro Histórico e Praça Hercílio Luz
A praça era o local de passeio dos jovens de outrora e continua sendo palco de importantes manifestações populares. As construções do entorno remetem ao início do século XX. Durante a Revolução Getulista na década de 30, o próprio Presidente Vargas esteve na cidade, e da sacada do Hotel Internacional, fez um pronunciamento ao povo que se aglomerava na praça.

Estação Ferroviária União
A Estação já foi palco para grandes viagens do Brasil por meio da linha do trem. Tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, o local é divisão entre os dois municípios: Porto União e União da Vitória.

Igreja de Pedra de São Miguel da Serra
Toda construída em pedras por imigrantes alemães, distante 23km do centro, com acesso pela rodovia SC-302.

Igreja Matriz Nossa Senhora das Vitórias
A igreja foi uma das primeiras a se adaptar com o altar de acordo com os padrões e instruções do Concílio do Vaticano II. Situada na Rua Frei Rogério, Centro.

Mirante Arno Dickel
Construído em toras de eucalipto com área de 36 m², proporcionando uma excelente visão panorâmica da cidade e do Rio Iguaçu.

Monumentos aos Imigrantes, ao Tropeiro e Monumento Elos da Nossa História
Situados ao longo da Avenida dos Ferroviários e no Portal Turístico, são esculturas esculpidas em troncos de madeira contando a história da cidade. Os trabalhos foram realizados pelo escultor Itacir Bortoloso.

Museu Municipal Prefeito Salustiano Costa Junior
A herança cultural da cidade também está preservada no Museu Municipal Prefeito Salustiano Costa Junior, criado em 1963.

Museu Rural Leovegildo Dalmas
Moinho de cereais com roda d’água, que funciona atrás da casa, conserva fotos e documentos dos pioneiros. O guia é o próprio proprietário.

Parque Monge João Maria
O Parque do Monge João Maria passou recentemente por melhorias e conta agora com passarelas de acesso ao pocinho, que por muitos é considerado abençoado pelo Monge João Maria. O monge passou pela região na época da guerra do Contestado.

Ponte Machado da Costa
Inaugurada em 1906, junto com a Linha Férrea se tornou um símbolo da divisão entre a cidade de Porto União (Santa Catarina) e União da Vitória (Paraná). Hoje com as atividades férreas paralisadas ela faz a ligação até os bairros da cidade

Portal Turístico
Situado na BR 280, o local oferece informações aos turistas sobre o município.

Praça do Contestado
Inaugurada em 22 de setembro de 2012, a praça homenageia o conflito do Contestado que iniciou-se em 1912, com seu término em 1916. Conta com uma estátua em bronze em tamanho natural de um personagem histórico da guerra, o Monge João Maria.

Rota do Lambari
Formada por pousadas com acomodações simples próximas ao Rio Timbó no Distrito de Santa Cruz do Timbó, que oferecem alimentação e botes para a pesca do peixe com caniço. A temporada de pescaria é de outubro a março.

Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.