Nova Veneza é uma charmosa cidade que respira cultura com seus casarios antigos construídos pelos imigrantes italianos em 1891 quando cerca de 400 famílias oriundas do norte da Itália fundaram a Colônia Nuova Venezia.

Com mais de um século de fundação, a herança dos antepassados ainda sobrevive nos costumes e tradições. De modo especial, Nova Veneza mantém viva sua italianidade na gastronomia, nas canções, no folclore e no dialeto falado por muitos habitantes, considerado como uma segunda língua da cidade, passando a ser considerada a cidade mais italiana de Santa Catarina e recebendo o título de Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana. São mais de 20 restaurantes que exploram a gastronomia típica italiana como massas, pizzas, galetos, polenta e saborosos vinhos, além de cafés e gelatos.

Entre os principais pontos turísticos estão o Museu do Imigrante, as Casas de Pedras e a famosa Gôndola, doada pelo governo Vêneto. Durante a Festa da Gastronomia Típica Italiana, no mês de junho, acontece o Carnevale di Venezia, o maior evento deste gênero fora da Itália. Experimente Nova Veneza, uma cidade de encantos e sabores!!!

Nova Veneza possui um povo acolhedor, que com sua simplicidade faz o visitante se sentir privilegiado, tornando-o parte da cidade. Quem vem à Nova Veneza sente-se verdadeiramente “em casa”.

Conheça alguns dos atrativos de Nova Veneza:

Aguaí Santuário Ecológico
O Aguaí Santuário Ecológico está localizado próximo à Barragem do Rio São Bento e a cerca de 4 quilômetros de distância da Reserva Biológica Estadual do Aguaí. O parque está inserido numa área de Mata Atlântica com 135 mil metros quadrados. Atualmente o local conta com capacidade para 300 pessoas sentadas. Aos sábados e domingos o parque é aberto para o público em geral das 10h às 18h30, com opções de almoço típico italiano das 12h às 14h e o tradicional café com mistura (café colonial) das 14h às 18h30. Para o almoço é necessário fazer reserva antecipada. Além da gastronomia o local oferece mais de 2,5km de trilhas ecológicas, tirolesa com 250 metros de extensão, pedalinho, caiaque, rapel e também conta com diversos animais domésticos (patos, galinhas, perus, pavão, gansos). Das atividades apenas o rapel deve ser agendado com antecedência. De segunda a sexta o local abre para grupos com agendamento prévio.

Ponte Dei Morosi
Traduzida da língua vêneta, a Ponte dos Namorados, é uma passarela de pedestres construída em 2016, como uma atração turística ligada aos primórdios da colonização, inspirada na primeira ponte construída em 1936 que servia de ponto de encontro dos namorados da época. Hoje a tradição é mantida e os pedestres e namorados que quiserem registrar sua ligação amorosa devem ali colocar um cadeado com seus nomes, uma forma de fortalecer o amor entre ambos e eternizar o romantismo.

Cachoeira Três Quedas ou Da Clínica
A cachoeira está situada entre paredes que chegam a uma altura superior a 70 metros, e da sua base vimos apenas duas das três quedas. A trilha apresenta grau de dificuldade que vai de baixo a médio, e tem aproximadament e 2km de extensão. As visitas, portanto, requerem acompanhamento de pessoal especializado em guiamento em áreas naturais e também trabalhos de educação aos visitantes, bem como estruturas de sinalização regulamentadora.

Carnevale di Venezia
Como o nome insinua, é um baile realizado durante a Festa da Gastronomia, que retrata exatamente o Carnaval de Veneza, na Itália. O mistério envolve os participantes que vêm de várias partes do país em busca do charme e autenticidade de uma das mais conhecidas festas populares do mundo. Com trajes e máscaras coloridas, os personagens se divertem dançando em meio ao público da festa, ao som da tradicional música italiana. Muitas das máscaras usadas no baile foram trazidas da Itália, e a maior parte é confeccionada em Nova Veneza. Inicia com uma concentração dos foliões trajados a caráter na Praça Humberto Bortoluzzi, de onde partem em desfile pelas ruas da cidade em direção ao local da Festa da Gastronomia, na Praça da Chaminé.

Festa da Gastronomia
Intitulada Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana, Nova Veneza realiza na segunda quinzena de junho, por ocasião dos festejos de colonização e emancipação da cidade, a Festa da Gastronomia. O evento é um saboroso tributo à culinária dos imigrantes italianos. Durante os dias da festa, ocorrem diversas atrações culturais, como concursos musicais, shows com atrações regionais e locais, desfiles e serviço de comida típica. Toda a comunidade neoveneziana se mobiliza para servir aos visitantes um prato cheio, não só de comida típica italiana, mas de muita arte, história, alegria e diversão.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.