Colonizado por imigrantes italianos e açorianos a partir de 1920 com a construção da Estrada de Ferro Tereza Cristina, o município era antes chamado de Morretes fazia parte de Araranguá.
Morretes obteve sua emancipação em 12 de maio de 1967 e mais tarde passou a chamar-se Maracajá, que na língua indígena quer dizer “gato do mato”.
O turismo de compras nas lojas das fábricas dispostas na BR-101 e o Parque Ecológico são os principais atrativos turísticos de Maracajá.
Os principais eventos da cidade são as festas de São Pedro e São Cristóvão, a procissão ao Morro da Cruz na Sexta Feira Santa, o aniversário da cidade (maio), a Festa do Colono (julho) e a festa da Imaculada Conceição, padroeira do município, em dezembro.
Conheça alguns dos atrativos turísticos de Maracajá:
Parque Ecológico Maracajá
O Parque Ecológico Maracajá situa-se às margens da BR 101, ao longo do Km 403, em Maracajá/SC. É considerado um dos grandes Patrimônios Naturais do Sul Catarinense. Localizado em uma área de 112 hectares de Mata Atlântica original, o Parque exibe exuberantes figueiras e incríveis macacos-prego. Assim como o lago, a mata abriga animais nativos de vida livre, formando maravilhosa fauna. Através da exibição de mais de 100 animais, representando 8 espécies de mamíferos, 31 espécies de aves e 4 espécies de répteis soltos e em recintos amplos e semelhantes ao habitat natural. O Parque Ecológico Maracajá promove a conscientização do público sobre a importância de manter animais silvestres em seus ambientes naturais.
Igreja Imaculada Conceição
Assim como a gruta, a Igreja foi construída pelo Frei Euzébio Ferretto, uma das pessoas mais populares de Maracajá. Frei Euzébio é conhecido por defender a emancipação do município e por ser um especialista em ervas medicinais, identificando doenças e curando a população mais carente.
Morro Mãe Luzia
O Morro da Cruz é ponto de peregrinação, onde ocorre, todos os anos, a procissão da Sexta-feira Santa unindo milhares de pessoas.
Fonte: Prefeitura Municipal.