O nome Luiz Alves foi dado devido ao rio de mesmo nome que passa pelo município. Este, por sua vez, foi assim chamado devido ao nome do proprietário de terras na barra do rio Itajaí-açú, na confluência do rio Luiz Alves com este.
A colonização teve início em 1877 com imigrantes italianos. Logo depois chegaram alemães, franceses, austríacos, belgas e poloneses. Antes, porém, já havia descendentes de portugueses habitando terras fora dos limites da colônia, hoje pertencentes ao município. Grande parte das terras da Colônia Luiz Alves atualmente pertence ao município de Massaranduba, mas a “sede” ou “freguesia” da colônia permanece como Centro do município.
É conhecido como a “Capital Nacional da Cachaça” devido ao grande volume de produção e por produzi-la ainda de forma artesanal, além de também industrializada. Também é conhecido como o “Paraíso Verde do Vale”, devido à grande área verde de mata atlântica existente.
Conheça alguns dos atrativos turísticos de Luiz Alves:
Cachoeiras
Luiz Alves possui várias quedas no rio Luiz Alves, Ribeirão Máximo e Braço Serafim.
Centro Histórico
Em 1877 foi criada a Colônia Luiz Alves, destinada a imigrantes do norte da Itália, com o objetivo de povoar e desenvolver a região. Logo depois chegaram alemães, franceses, austríacos, belgas e poloneses. Antes, porém, já havia descendentes de portugueses e de alemães habitando terras fora dos limites da colônia, mas que hoje pertencem ao município. O Centro Histórico está localizado na rua 18 de julho, no centro da cidade, onde se destacam varias construções apenas para visitação externa.
FENACA – Festa Nacional da Cachaça e Festa da Banana
A Festa Nacional da Cachaça e a Festa da Banana são tradições em Luiz Alves. Muito mais do que movimentar a economia local e atrair turistas de toda a região, é o momento em que a população luiz-alvense se reúne para celebrar a garra e a alegria de sua gente. É uma grande mostra de tudo o que Luiz Alves tem a oferecer: tem música, gastronomia, show nacional, mostra econômica, exposição de gado, exposição de maquinário agrícola, exposição de cachaça e muito mais.
Gruta Nossa Senhora Aparecida
A construção da Gruta Nossa Senhora Aparecida foi iniciada em 12/07/1999. Sua inauguração foi em 11/10/1999, com a benção de Dom Vitus Schlickmann, Bispo auxiliar de Florianópolis.
Gruta Nossa Senhora Aparecida – Braço Francês
Gruta Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Localizada no Braço da Onça, a 3 Km do Centro da cidade, é um ambiente propício ao relaxamento e à oração, em meio à natureza. Foi fundada em 1950 e está sob os cuidados da Comunidade da Gruta. Espaço de acesso livre.
Rodeio Crioulo Interestadual
Realizado anualmente ou a cada dois anos (necessário conferir divulgação) junto com a FENACA – Festa Nacional da Cachaça e Festa da Banana.
Rota da Cachaça – APCALA
Ao ouvir falar o nome da cidade de Luiz Alves a lembrança da maioria dos catarinenses é imediata: estamos falando da Terra da Cachaça. Título esse recebido oficialmente em 2018 após o Deputado Estadual Leonel Pavan levar o projeto à Assembleia Legislativa, que depois de aprovado, tornou o Município a Capital Catarinense da Cachaça, por meio da Lei Estadual Nº 17.535/2018.
Buscando a valorização do famoso destilado fabricado na cidade, uma união entre a Prefeitura Municipal e produtores, fez surgir a Apcala (Associação dos Produtores de Cachaça Artesanal de Luiz Alves). Parceria esta que resultou na criação de um dos principais atrativos turísticos da cidade: a Rota da Cachaça, que desde 2018 tem atraído visitantes de todas as regiões do Brasil e inclusive de outros países.
Composta por dez Alambiques espalhados por diversos bairros do Município, a Rota da Cachaça leva os turistas a conhecerem as lindas paisagens rurais Luizalvenses e também a acompanharem de perto a produção da bebida, com oportunidade de degustação e compra dos produtos. Mais do que um passeio para apreciadores, a Rota da Cachaça permite conhecer de perto parte da história Luizalvense que está estreitamente ligada com a dos Alambiques, empresas familiares que por várias gerações vêm produzindo cachaças de qualidade, que deram a fama a cidade.
A Rota da Cachaça de Luiz Alves é um roteiro indispensável para quem aprecia boa bebida, turismo de experiência ou deseja comprar a bebida para presentear. Em Luiz Alves, você encontra diversas opções e com certeza você irá se apaixonar, afinal, não é a toa que a cidade é reconhecida por lei como a Capital Catarinense da Cachaça!
Trilha Rota da Cachaça – Jeep Clubes
O Jeep Club Luiz Alves promove a Trilha Rota da Cachaça, que percorre várias estradas do interior do município. Geralmente coincide com a realização da Festa da Cachaça (FENACA), no mês de julho.
Fonte: Prefeitura Municipal.