Os primeiros colonizadores eram imigrantes alemães e chegaram a Imbuia em 1930.
Na época, o local – uma imensa floresta de imbuias – se chamava Chapadão do Rio dos Bugres e atraiu os colonizadores pela abundância da imbuia.
A madeira nativa está sendo, hoje, substituída por imbuia de reflorestamento.
Imbuia foi distrito de Ituporanga, até 23 de agosto de 1962, quando foi criado o município, a instalação ocorreu em 10 de setembro de 1962.
A cidade cresceu e se desenvolveu graças ao trabalho dos alemães, italianos e poloneses, principais etnias.
Conheça alguns dos atrativos de Imbuia:
Igreja Matriz
Construída na década de 50, é uma edificação simples. Foi a segunda a ser construída no nosso Município Substituindo a primeira que foi edificada no inicio da colonização do município. Em seu interior encontra-se pintado nas paredes a historia de Santo Antônio, padroeiro da cidade. Tendo como costume toda quinta a missa da família, com a entrega do pão de Santo Antônio.
Parque de Exposições
Localizado nas margens da rodovia SC-481, próximo a comunidade de samambaia. Local onde ocorre a tradicional Festa Estadual do Milho Verde (FEMIVE) festa que iniciou nos anos 90 visando destacar as potencialidades econômicas do município e segue até hoje. Contêm espaço para realização de eventos esportivos como Copas de MotoCross e Gaiola Cross. E também local para encontros tradicionalistas como encontros de CTGS.
Praça José Horácio Laurindo
Situada no centro da cidade em frente da Igreja Matriz. Destaque-se por estar sempre florida e pelos seus salgueiros (chorão). No centro da praça se faz presente chafariz fora de funcionamento que serve de suporte para flores de todos os tipos. Sua denominação veio em 1992 com a lei municipal 0794/92, que homenageou o ex-prefeito José Horácio Laurindo, que por duas vezes (1969-1973; 1983-1988) foi prefeito de Imbuia. Ponto de encontro da população, onde ocorre a tradicional saraau natalino todo ano.
Fonte: Prefeitura Municipal.