O município de Içara está situado no litoral sul de Santa Catarina e está enquadrado na AMREC – Associação dos Municípios da Região Carbonífera, distante 192 km da capital do Estado, Florianópolis. Limita-se ao norte com os municípios de Sangão, Morro da Fumaça e Criciúma; ao oeste com o município de Criciúma. Ao sul com o município de Araranguá e Balneário Rincão e ao leste com o município de Jaguaruna e o Balneário Rincão.
Com uma extensão territorial de 228,928 km², o município de Içara apresenta um relevo modesto. Com altitude média de 15 metros acima do nível do mar, estando a cidade de Içara, sede do município, a 27 metros de altitude. A morfologia do município pode ser dividida em: sequencia de morros; planície central e colinas.
A vegetação nativa do município de Içara está incluída no macro sistema vegetal Mata Atlântica, caracterizada pela floresta Ombrófila Densa (hoje, praticamente extinta) das áreas litorâneas.
O município de Içara apresenta duas bacias hidrográficas: a) bacia do rio Urussanga Velha; b) bacia do rio dos Porcos.
O clima de Içara é classificado como subtropical com chuvas bem distribuídas durante o ano inteiro com uma precipitação anual estimada em 1200 mm. Os ventos sopram de todos os quadrantes com predominância do vento nordeste e vento sul. As estações do ano são bem definidas com verão de altas temperaturas e invernos bem frios.
A origem do nome Içara vem de Içaroba, espécie de palmeira muito comum na época da colonização que teve início com a vinda de açorianos.
A cidade é a maior produtora de mel de Santa Catarina, além de dedicar-se à fumicultura, comércio e indústria, e contando com um lindo Balneário e uma bela visão paisagística, Içara não poderia deixar de investir também no turismo.
Conheça algum dos atrativos turísticos de Içara:
Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus
O turismo religioso ganhou impulso no Sul do estado com a construção do Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus no município de Içara. O Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus tornou-se a segunda maior igreja do estado de Santa Catarina, construído em um terreno de 13,5 hectares que acolhe praças, caminhos e demais edificações.
Fonte: Prefeitura Municipal.