Dentre as mais bonitas e procuradas do litoral Norte de Santa Catarina, a Praia da Saudade está localizada a 16 quilômetros do Centro Histórico de São Francisco do Sul, entre o Morro da Enseada e a Praia Grande. Em formato de ferradura, com mar aberto e situada entre dois costões, as águas são sempre agitadas e com muitas ondas, o que propicia a prática de esporte náuticos radicais. Os torneios de surf são frequentes no local, o que torna a praia muito procurada por jovens e surfistas.
O local é próprio para pesca de arremesso e boa parte do pescado é servido ainda fresco para os clientes dos restaurantes locais. A Prainha também é famosa pela agitada vida noturna. Nela se concentram os bares mais badalados da alta temporada, ideal para quem gosta de aproveitar a noite e o dia. No local, há bares e restaurantes que servem, especialmente, frutos do mar e bebidas geladas.
Em um dos costões da praia, encontra-se o mais importante sambaqui de São Francisco do Sul, que são montanhas erguidas em baías, praias ou na foz de grandes rios por povos que habitaram o litoral do Brasil na Pré-História. Eles são formados principalmente por cascas de moluscos – a própria origem tupi da palavra sambaqui significa “amontoado de conchas”.
Vizinho de Joinville, com acesso pela SC 301, São Francisco do Sul é o município mais antigo de Santa Catarina e o terceiro mais antigo do Brasil. Fundado e colonizado por portugueses em 1658, seu charme se deve ao casario em estilo colonial português que emoldura as estreitas ruelas do centro histórico, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Também merecem destaque as tradições do Boi-de-Mamão, da Dança do Vilão, do Pão-por-Deus e das Pastorinhas. A cidade é conhecida pela beleza do cenário formado pela baía da Babitonga e pela Vila da Glória, na parte continental. Além da História, das tradições e do porto, São Francisco do Sul tem belíssimas praias, procuradas por milhares de turistas a cada verão.
Bandeira Azul
Desenvolvido pela organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos FEE (Foundation for Environmental Education), no Brasil, o Programa Bandeira Azul é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE desde 2005.
A iniciativa tem como objetivo avaliar as condições de balneabilidade (banho e práticas esportivas) das águas e das praias ao redor do mundo. Para conquistar a certificação, é preciso atender a 34 critérios, divididos em quatro blocos: educação e formação ambiental, gestão ambiental, segurança e serviços e qualidade da água.
A certificação para praias, marinas e operadores de embarcações de Turismo Sustentável visa aumentar a participação e conscientização da sociedade e de gestores públicos para proteger os ambientes marinhos costeiros, estimulando a solução de problemas na busca da qualidade e proteção ambiental.
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur)