O município de Coronel Freitas começou a ser colonizado em 1929, por famílias procedentes do Rio Grande do Sul na esperança de um futuro melhor. Foram atraídas pelas novas terras, grandes quantidades de erva-mate e principalmente pela possibilidade de extração de madeira que nas décadas de 1920 a 1950 eram abundantes na região. Com a colonização intensificada a partir da década de 30 a população cabocla que vivia no município acabou se deslocando para outras regiões.
A extração da madeira representou a base da economia nos primeiros tempos de colonização, transportada através de balsas via rio Uruguai com destino à Argentina. A diversidade de produtos agrícolas e agropecuários desenvolvidos nas terras, agora sem a madeira, colaborou para o crescimento das agroindústrias em toda a região Oeste Catarinense. Hoje a economia do município é desenvolvida na parceria realizada entre a agropecuária e as agroindústrias. Além da grande quantidade de indústrias em todo o município, gerando empregos e movimentando o comércio local.
Conheça alguns dos atrativos de Coronel Freitas:
Camping Tibolla
Uma das atrações da cidade é o Camping do Tibolla, à beira do Rio Chapecó, na Linha Cairu, distante 20 km do Centro. Perto dali fica a Cachoeira de Salto Rolim, com praia fluvial.
Salto Rolim
Salto pertencente ao Rio Chapecó, localizado na Linha Cairú. Possui praia fluvial.
Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Localiza-se na Linha Júlio de Castilhos, à 3 Km da sede.