O nome Balneário Arroio do Silva é proveniente de uma família que morava no campo, e por haver um arroio existente até hoje, que corria perto da casa da família Silva. A padroeira é Nossa Senhora dos Navegantes, protetora dos pescadores, festejada em dois de fevereiro.
Os primeiros moradores fixos foi a família Borges. Quando Sr. Antônio Lourenço Borges chegou à praia com sua família havia apenas uma casa e um rancho. A casa era feita de tábuas e era desocupada, a outra era de palha (sapé) e era habitada por Jango Baiano. Jango Baiano vivia com muitos animais como macacos, cobras, que assovio dele andavam e dançavam.
Na época de 1930 já havia cerca de 20 casas. Os militares do Rio Grande do Sul faziam paradas pelos campos e a beira-mar. Por esta época os peixes vinham até a beira mar à procura de alimentos, podia-se pegá-los com a mão. Existia fartura de peixe, como: Miraguaia e Corvina havia também muitos mariscos quando ameaçava vento do sul, os mariscos invadiam a praia, formando um tapete na areia, tornando-se algo espetacular. Quanto ao mar sempre teve suas águas limpas dependendo da lua e do vento.
O primeiro hotel foi construído, onde hoje é a prefeitura municipal, por volta de 1927 e como proprietário Roseno Pereira. O segundo hotel pertencia à Maria Rabelo, era localizado próximo ao local onde hoje é a rodoviária. Os hoteleiros recebiam os veranistas que desciam a serra em burros, alguns animais traziam as pessoas, outros carregavam cestos de palha e vime onde traziam as bagagens. Eram serranos oriundos de Bom Jesus/RS e Vacaria/RS. A garagem do hotel era um potreiro, onde os animais ficavam guardados e recebiam alimentos.
Situado no extremo-sul de Santa Catarina, 229 km de Florianópolis via BR-101, Balneário Arroio do Silva é conhecido nacionalmente pela Arrancada de Caminhões, realizada durante a temporada de verão. Quando acontece o evento, duas semanas após o carnaval, a população do município passa de 10 mil para 200 mil pessoas vindas de todos os estados do país.
Tanto a praia como as ruas, bares e restaurantes lotam e a exploração turística torna-se o principal filão econômico da cidade. Para manter esta frequência, são realizadas outras promoções de verão, como Arrancada de Motos, Arroio Rock Festival, Carnarroio, Mega Réveillon, Festa do Peixe, além da apresentação de grupos de terceira idade.
O Balneário tem ótima estrutura urbana, dispondo de praças arborizadas e chuveiros públicos nas praias. Na praça central, barracas oferecem produtos artesanais. A Praça da Terceira Idade oferece uma Academia da Terceira Idade (ATI) e a Praça Fábio Borges conta com campo de futebol society com grama sintética.
Conheça alguns dos atrativos turísticos de Balneário Arroio do Silva:
Revéillon
Para celebrar a chegada do ano novo, o Revéillon é um dos eventos aguardados por moradores e visitantes que podem comemorar a passagem do ano na área central ou na beira da praia com a família e amigos. O evento…
Carnarroio
O carnaval não passa despercebido na cidade. Todos os anos é realizado o Carnarroio que conta com atrações variadas e trio elétrico na área central para que as pessoas tenham a oportunidade de se divertir ao ar livre. O evento…
Plataforma de Pesca
Entre as seis plataformas de pesca do país está a de Balneário Arroio do Silva, com cerca de 450 metros de extensão. A Plataforma de Pesca encontra-se localizada ao lado norte do Município, na Praia da Meta. O píer oferece…
Arrancada de Caminhões
A competição automotiva é a única do gênero no mundo realizada à beira mar. O evento atrai caminhoneiros, pilotos e amantes da adrenalina e da velocidade. A Arrancada de Caminhões é realizada duas semanas após o carnaval, reúne mais de…
Praias
Balneário Arroio do Silva possui 22 quilômetros de orla e é conhecida por sua praia, a plataforma de pesca e seus grandes eventos. O local é ideal para caminhadas e atividades esportivas em geral. Devido à sua localização, é procurado por.
Para saber mais sobre a cidade acesse: https://www.arroiodosilva.com.br
Fonte: Prefeitura Municipal.
