A Catarina pode ser acessada através de computadores e smartphones e – através do diálogo – traça o perfil do turista considerando suas preferências e apresenta diversas opções tais como aventura, ecoturismo, praias, compras, negócios e atividades culturais.
Todo o conteúdo conta com recursos de geolocalização e inteligência artificial para melhoria constante na escolha e exibição dos conteúdos, baseado no comportamento dos públicos que a utilizam. Além de ser uma ferramenta de apoio aos turistas, Catarina conta com recursos de data intelligence que irão apoiar o Governo do Estado de Santa Catarina em coletar dados para análises de perfil e preferências dos viajantes. Para o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, esses dados serão essenciais para a continuidade das ações de promoção do turismo: “O engajamento do turista na internet e nas redes sociais está transformando a forma de viajar. Precisamos estar atentos a esse comportamento e mostrar toda a diversidade de destinos de SC de maneira atrativa”.
O projeto faz parte da campanha “Descobrindo Santa Catarina”, que conta com diversas ações de comunicação no Brasil e Mercosul. A ferramenta foi criada pela agência Neovox em parceria com a Globalbot, empresa especializada em chatbots. Segundo Felipe Volpato, da Globalbot a Catarina será uma personagem indispensável para apoio ao turista “além de todo o conteúdo que ela dispõe, utiliza uma interface baseada em diálogos para entregar uma nova experiência na forma de explorar o local da viagem”. “O chatbot permite uma experiência relevante do turista com Santa Catarina e, através dos dados recebidos, entrega inteligência para ações futuras. A expectativa é atingirmos 30 mil acessos nos meses de lançamento”, conclui Vinícius Koch, Gerente de Planejamento da Neovox.
Fonte: Divulgação Santur.