Santa Catarina Turismo

ARAQUARI

araquari

Araquari possui uma grande variedade de opções para o visitante conhecer e apreciar.

Entre os mais conhecidos e tradicionais, está o Santuário Senhor Bom Jesus, no centro da cidade, que é um local de turismo religioso.

Além deste, há inúmeros outros, como o Rio Parati, o largo da Carioca e a Estação Ferroviária, também no centro.



O Canal do Linguado, às margens da BR-280, a réplica da Nau do Descobrimento do Brasil, às margens da BR-101, no bairro Rainha.

As quedas d’água e a lindíssima igreja do Guamiranga e a boca da Barra do Itapocu, entre outros locais.

Conheça alguns dos atrativos turísticos de Araquari

Lagoa do Linguado
O Canal do Linguado faz parte da Baía da Babitonga e faz a ligação com o Oceano Atlântico, separando São Francisco do Sul do continente, formando uma laguna que encontra o mar em Balneário Barra do Sul. Existem alguns rios que desembocam nas águas do canal, entre eles os rios Parati e Paranaguá-Mirim, em Araquari.

Mais do que uma paisagem exuberante, a região do Linguado guarda histórias. Em 1935 no local do canal havia uma ponte que servia de ligação ferroviária entre os municípios de Araquari e São Francisco do Sul. Por ela passavam os trens de carga. A ponte era móvel, onde o vão central era acionado por mecanismo a vapor e girava sobre um eixo, abrindo a passagem para as embarcações nos dois lados. A ponte deixou de existir com o aterro do canal do Linguado e, em 1938, já era possível transitar por terra.

Festa do Caranguejo
O cenário por si já e convida para visitar esse evento que é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Lazer e Esporte. Às margens do rio Paraty, às sombras de árvores frondosas, em meio ao canto dos pássaros e em contraste com o manguezal, a Festa do Caranguejo acontece, trazendo além do crustáceo em pratos gastronômicos, culinária com base em frutos do mar e lanches diversos. Uma festa para a família, com atrações musicais variadas e muita diversão.

A Festa do Caranguejo tem o objetivo de resgatar a cultura de extração do caranguejo que faz parte da história de Araquari e valorizar os extratores locais. Realizada na Rua João Arriola acontece entre os meses de janeiro e fevereiro. A entrada na festa é gratuita.

Festa do Senhor Bom Jesus de Araquari
Padroeiro amado do município e de muitos romeiros que se deslocam para Araquari em busca de milagres e proteção, a Festa do Senhor Bom Jesus de Araquari recebe, durante as celebrações, centenas de fieis. A festa tem início no dia 28 de julho e vai até o dia 6 de agosto, quando se encerra com a procissão. A festa existe há muitos anos na cidade, com registros que antecedem 1931, desde que Araquari era chamada de Freguesia do Senhor Bom Jesus do Paraty.

Stammtisch de Araquari
O evento foi realizado na Barra do Itapocu, em um cenário natural, de frente para a lagoa da Barra do Itapocu, próximo da praia e da ponte pênsil. Mais de 6 mil pessoas passaram por essa edição da “Festa dos Amigos”.

Agita Verão de Araquari
O verão vai ser com muitas atrações para os moradores e visitantes da Praia da Barra do Itapocu com belezas naturais do local compostas pela Lagoa da Cruz, a ponte pênsil e a praia.

Rio Parati
Foi o Rio Parati que deu nome inicialmente à cidade. Após chamar-se Paranagua-mirim, passou a denominar-se Parati, que significa em tupi-guarani ‘‘Mar Branco’’. Ali é possível avistar uma variedade de aves e também o manguezal que há muitos anos serve de fonte de renda para diversos extratores de caranguejo. O rio corta a cidade de Araquari, dá acesso à Baía da Babitonga e às olhas do mel, dos Barcos e dos Papagaios. O rio ainda é fonte de renda para muitos pescadores e extratores de caranguejo que o atravessam para chegar aos manguezais.

Festa do Maracujá
Quem entra no portão da festa, logo sente o aroma no ar, ouve música, famílias conversando e se divertindo, stands com variados produtos à venda e a exposição dos trabalhos e serviços da agricultura, que marca a história econômica da cidade. É mais do que uma festa, uma tradição que teve início em 1995, com sua primeira edição.

Shows nacionais, regionais e locais, apresentações artísticas e culturais, expofeira agropecuária, industrial e comercial e muita culinária à base de maracujá são algumas das atrações da Festa do Maracujá de Araquari que em 2019, entrou em sua 13ª edição. O evento é realizado no mês de abril em comemoração ao aniversário da cidade. Dentro do calendário de eventos de Santa Catarina, a festa é uma das maiores do Estado.

Outra tradição da festa dede que iniciou é a escolha da realeza.

Memorial do Descobrimento
O Parque Temático Memorial do Descobrimento está localizado às margens de umas das maiores rodovias do país, a BR 101, no Km 71, em Araquari/SC. Em uma área de 56.000 m², com várias árvores nativas, entre elas o pau-brasil. Foi inaugurado no ano de 2.000, por iniciativa dos irmãos Molon, do grupo Sinuelo, em comemoração aos 500 anos do Brasil.

Este parque temático é composto por uma réplica de uma das naus da frota portuguesa que chegou ao Brasil no ano de 1.500, a “Espera”, que foi construída em escala real, conforme projeto do arquiteto Franco Imbrianti. No local o visitante também encontra: uma ilha onde foi idealizada uma aldeia Guarani; outra ilha chamada pau-brasil, com exemplares da árvore símbolo do nosso país; o monumento que simboliza a primeira missa realizada no Brasil em 26 de abril de 1.500; caminhada ecológica em mata nativa, onde os visitantes poderão apreciar variedades frutíferas como: acerolas, cerejas e pitangas, e também a oportunidade de conhecer diversas espécies de aves exóticas (pavão, faisão, gansos, cisnes, mandarim, etc.);passeios de pedalinhos, oportunizando um momento descontraído de lazer aos visitantes.

O Parque Temático Memorial do Descobrimento nos possibilita conhecer um pouco mais sobre a História do Brasil, a organização da frota portuguesa, o cotidiano a bordo das naus, os motivos que trouxeram os europeus as terras sul-americanas, os primeiros contatos com os nativos, primeiros habitantes destas terras, além das belezas naturais do nosso país. Roteiro para visitação: – Visitação a Nau; – Caminhada ecológica, mata nativa; – Ilha pau-brasil; – Ilha Guarani;

Salto do Guamiranga
As pequenas quedas d’água no bairro Guamiranga deixam a região rural ainda mais encantadora. A região faz divisa com Guaramirim e é ideal para o turista que busca observar as belezas da natureza.

Praia da Barra do Itapocu
A praia da Barra do Itapocu está localizada na lateral da Estrada Geral da Barra do Itapocu e seu acesso é pela ponte pênsil. Durante o mês de janeiro, a Prefeitura realiza o Agita Verão Araquari que é um evento que fornece aos turistas atividades esportivas e de recreação nos finais de semana. Além de shows gratuitos com bandas locais. Na praia da Barra do Itapocu também acontece anualmente campeonatos de surf, homologado pela Federação Catarinense de Surf (Fecasur) e realizado pela Organização Joinvilense de Surf (OJS), em parceria a Secretaria de Turismo, Lazer e Esporte.

Para mais informações acesse o Portal https://www.araquari.com

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.

Exit mobile version