Os primeiros imigrantes que aqui chegaram, escolheram o local para ancorar suas balsas e canoas na desembocadura do Rio Ribeirão Porto Franco, afluente do Itajaí-Mirim. Ao saírem para explorar e conhecer a região que tomariam posse definitiva, neste meio tempo ocorreu um temporal com chuvas fortes que resultou numa enchente no Rio Itajaí-Mirim. Ao voltarem, preocupados com suas canoas e balsas, seus únicos meios de transporte, tal foi a surpresa as observarem suas embarcações, girando sobre as águas da enchente, no mesmo local onde estavam ancoradas. Desde então, os imigrantes passaram a denominar o ancoradouro de “Porto Franco”, Porto Seguro, passando a ser a denominação do seu povoado e depois Distrito.
Botuverá é uma palavra na língua Tupi-Guarani que significa “Bons Brilhantes”. Nome Botuverá foi originado em conseqüência da existência de vários minérios no Município, principalmente o ouro, que já foi um minério muito extraído, e foi uma das principais atividades econômicas do Município.
Existem alguns outros significados que são: Pedra Preciosa e Montanhas Brilhantes.
Todos os significados têm fundamento, considerando que em grande parte do território de Botuverá se encontram rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares constituídas de minérios como ouro, ferro, cobre, manganês, pedras calcárias, urânio e outros.
Os vales e montanhas que caracterizam o relevo justificam o nome “Montanhas Brilhantes” cobertas por verdes matas garantindo um ar puro e saudável, além de apresentar paisagens dignas de serem vistas e admiradas por todos.
Conheça alguns dos atrativos turísticos de Botuverá:
Parque das Grutas
As Grutas de Botuverá ficam na localidade de Ourinho, a 15 km do Centro de Botuverá. Possuem, aproximadamente, 1200 metros de extensão e são compostas por vários espeleotemas (esculturas feitas pela água), tais como travertinos, cortinas, couves-flor, chão de estrelas, fendas, vielas, estalactites, estalagmites e passagens distribuídas em labirintos e salões. Constitui um conjunto inigualável e eternizado por pingos de água que gotejam continuamente do teto a centenas e milhares de anos.
Em virtude de sua beleza e porte, é considerada a maior e mais ornamentada gruta do Sul do Brasil, sendo visitada há mais de vinte anos.
Fonte: Prefeitura Municipal.