Corupá é um destino de beleza surpreendente para os apreciadores do ecoturismo! Aos pés da Serra do Mar, em um vale rodeado de quedas d’água e de Mata Atlântica.
Fundado em 1897 por colonizadores alemães, italianos e poloneses, chamou-se inicialmente Hansa Humboldt em homenagem ao alemão Alexandre Von Humboldt. Em 1944 passou a chamar-se Corupá e seu nome em língua indígena significa “lugar de muitas pedras”.
A economia local baseia-se na agricultura, em especial a bananicultura, que lhe dá o título de Capital Catarinense da Banana. O artesanato em fibra de bananeira e os produtos a base de banana são uma marca da cidade. Corupá também passou a ser conhecida pelo cultivo em grande escala de plantas ornamentais, orquídeas e bromélias. Hoje as plantas abastecem os mercados nacional e internacional. Na indústria, destacam-se a têxtil e metalmecânica.
A localização geográfica no início da subida do Planalto Norte, entre dois pólos regionais – Jaraguá do Sul e São Bento do Sul – faz do município uma escala imperdível para quem percorre o Caminho dos Príncipes!
Conheça alguns dos atrativos turísticos de Corupá:
Camping Carvalho
Local procurado por suas belezas naturais. Estrutura para camping, com churrasqueira e banheiros.
Comporta aproximadamente 120 pessoas.
Cicloturismo Circuito das Araucárias
Cidades que integram o Circuito das Araucárias: Corupá, São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho.
Este roteiro é repleto de atrativos naturais, históricos e também gastronômicos e culturais. A paisagem é bem variada, alternando entre altos de serras a planaltos ou vales de rios. A Mata Atlântica é bem preservada, mesclada com florestas de imponentes e belas araucárias.
A natureza se mostra presente também na grande concentração de nascentes e cachoeiras, como as da Rota das Cachoeiras, uma incrível sequência de 14 quedas em menos de 3km.
Parque Natural Braço Esquerdo
O PNBE faz parte da APA Rio Vermelho/ Humboldt e situa-se nos contrafortes da Serra do Mar entre São Bento do Sul e Corupá.
A sua posição geográfica privilegiada nos presenteia com atrativos como: a Cachoeira Braço Esquerdo com mais de 90m, a Caverna da Fuga e a Trilha do Vale Perdido com inúmeros riachos, quedas d’água e formações rochosas de milhões de anos.
Seminário Sagrado Coração de Jesus
Da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, o Seminário destaca-se por sua edificação em estilo arquitetônico gótico-romano, construído em 1929.
Possui 20 mil metros quadrados de área construída abrigando: capela, museu, teatro, rancho da lagoa, aeromodelismo, fábrica de velas*, pavilhão de eventos, restaurante e campos de futebol.
Antiga Usina
É uma antiga represa formada por paredões de pedras e uma queda de água de aproximadamente 10 metros, com uma praia fluvial.
Fundada em 1920.
Fonte: Prefeitura Municipal.