O município de Alfredo Wagner está localizado na região do Alto Vale do Itajaí, numa área de transição entre o litoral e o planalto catarinense, distante 105 quilômetros da capital, Florianópolis. Possui uma área onde se destaca na geografia local, os relevos da Serra Geral, Serra da Boa Vista e Serra dos Faxinais.
Alfredo Wagner integra a Bacia Hidrográfica do rio Itajaí, através do afluente rio Itajaí do Sul; sendo que é em seu território, na microbacia hidrográfica do rio Caeté, que estão localizadas as nascentes do rio Itajaí. É um município predominantemente agrícola. É no ambiente rural que está concentrada a maior parte da população do município, e onde se desenvolve o cultivo da cebola, base da economia local.
Antes de ser separado de Bom Retiro e declarado município em 1961, Alfredo Wagner era conhecido por “Barracão”, nome originado da sua forma de colonização, quando no século anterior os primeiros colonos, entre eles Augusto Lima, armaram barracas às margens do Rio Caeté e Adaga. Alfredo Wagner fica a 88 quilômetros da capital.
Conheça alguns dos principais atrativos turístios de Alfredo Wagner:
Gruta do Riozinho
A gruta é um imenso salão, com 47m de comprimento e com largura de 20,5m em alguns pontos. Usando lanternas para explorar o local, pode-se notar pequenas gotinhas de água se acumulando no teto. Quando refletem a luz, essas gotinhas brilham feito pedras preciosas.
Cachoeiras do Pinguirito
A primeira cachoeira é cheia de lajes e tem várias quedas, formando uma espécie de cascata. As águas são clarinhas e é quase impossível resistir ao impulso de se jogar nelas. A segunda cachoeira é maior. Para se chegar até ela, anda-se pelo meio dos pinheiros, em um cenário bem de filme americano; depois se começa a descer por uma trilha. No final dela o visitante se depara com uma daquelas que sem dúvidas é uma das mais belas quedas d’água de nosso município. A cachoeira tem cerca de 30 metros de altura
Cânion Arroio Leão
O cânion fica na propriedade da família do Lázaro Steinhauser e ele mesmo guia os turistas. Para os visitantes existem duas opções: ir até o início do Cânion e contemplar a paisagem ou para os mais aventureiros, adentrá-lo. Para os que optarem pela segunda opção. Existe um córrego – o Arroio do Leão – por dentro do cânion, com água passando da altura da cintura em alguns pontos e é por dentro dele que se realiza o passeio.
Pedra Branca
Uma das “montanhas” mais conhecidas de Alfredo Wagner, com cerca de 1666 metros de altitude. Para chegar ao local é preciso caminhar, no começo, em meio a pastagens, atravessando alguns riachos e aos poucos ir adentrando uma mata cheia de nascentes e árvores centenárias. Do ponto inicial até o alto do primeiro morro são cerca de 2h30 de caminhada e 1.480 metros de altitude.
EK Três Rios
Situada na localidade de Barro Branco, a 30 km da cidade, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) EK Três Rios é um paraíso de 13 hectares esculpido pelas mãos da “mãe natureza”. Trilhas, matas virgens, flores silvestres e belíssimas cachoeiras fazem parte deste cenário paradisíaco.
Parque Aquático Salto das Águas
Piscinas Adulto e Infantil, Toboáguas Infantis e Radicais, Montanha Assombrada, Slackline, Mirantes, Cascatas, Quiosque do Pirata, Pista Molhada, Loukavera, e um misterioso Navio Pirata naufragado na piscina garantem aventura e diversão para todas as idades.
Localizado na rodovia SC 350, KM 02, em Alfredo Wagner, entrada e estacionamento ao lado Restaurante Salto das Águas.
Fonte: Prefeitura Municipal.