Cidade a partir do Morro do Avencal

A diversidade do relevo fez de Urubici (“pássaro lustroso” no idioma xoclengue, tribo que habitava a região) um dos paraísos do turismo de aventura no país. Pode-se fazer rapel em cachoeiras com até 100 m de queda livre, canoagem e pesca esportiva nos rios da região, cavalgadas por roteiros deslumbrantes, caminhadas ecológicas por trilhas com vários graus de dificuldade, voo livre, mountain bike, tirolesas de tirar o fôlego e arvorismo – travessia por trilhas suspensas que interligam as copas das árvores.

Pousadas charmosas e aconchegantes asseguram excelentes opções de hospedagem para quem quer liberar a adrenalina ou simplesmente descansar em comunhão com a natureza. A cidade oferece paisagens inesquecíveis, como a vista da Pedra Furada, localizada no Morro da Igreja, o segundo ponto mais alto do Sul do Brasil, com 1.822 m de altitude. Uma vantagem em Urubici é que boa parte dos atrativos está concentrada nos 30 km que ligam o centro do município à lendária Serra do Corvo Branco.

Conheça alguns dos atrativos turísticos de Urubici:

Museu Brunken

Travessias Morro Agudo
O Morro Agudo é um dos morros mais altos de Urubici/SC, com 1.745m, um dos pontos mais altos do Sul do País. Um lugar com uma vista 360º das paisagens mais lindas e geladas da Serra Catarinense.

Altos do Corvo Branco

Mirante do Avencal

Rio Sete Quedas

Cachoeira Papuã
O local fica a 17km da Serra Bela e menos de 3km após a entrada do parque da Cachoeira do Avencal. O atrativo é moderno e planejado com excelente estrutura, toda adaptada para acessibilidade. Há passarelas de um pouco mais 300 metros de extensão que terminam em uma plataforma-mirante de vidro para contemplação da paisagem incrível.

Morro do Parapente

Cânion do Espraiado
Localizado na parte sul do Campo dos Padres, a 1500 metros de altitude, o cânion do Espraiado, em Urubici, apresenta grande beleza cênica. O desfiladeiro é parte da Serra Geral e divide abruptamente a região serrana com a planície catarinense.

Morro do Campestre

Cascata Véu de Noiva
Com 62 metros de queda, a cascata se destaca entre as mais de 80 encontradas no município. Não há queda livre: a água desliza suavemente por grandes rochedos. Quando há maior vazão, a espuma branca faz o visual assemelhar-se ao de um grande véu de noiva – daí o nome pelo qual é conhecida. A cascata fica em propriedade particular, há no local um restaurante que também serve lanches.

Caverna Rio dos Bugres

Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Ponto de peregrinação religiosa, fica na localidade de Santa Terezinha, a 10 km do centro de Urubici, no caminho para o Morro da Igreja. É uma gruta natural, cercada por paredões, na qual desde 1944 existe a imagem de Nossa Senhora de Lourdes.

Serra do Corvo Branco
A lendária estrada que foi a ligação pioneira entre o litoral e a serra continua em atividade. A \”garganta\” de entrada (a estrada começa no meio de dois paredões de pedra, a 27 km do centro de Urubici) proporciona uma visão impressionante.

Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens

Morro da Igreja/Pedra Furada
Localizado a 29 km do centro de Urubici, o morro sedia uma base de aeronáutica que controla o espaço aéreo de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. É o ponto habitado mais alto do sul do Brasil. Ali foi registrada a temperatura oficial mais fria do país – 17,8 graus negativos, em 1996. O vento intermitente dá a sensação de frio ainda mais intenso. É necessário fazer o agendamento préviamente. Conheça o Morro da Igreja acessando: https://www.morrodaigreja.com.br

Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.