Um dos principais atrativos de Jaborá é a sua riqueza na produção agroalimentar. A fama de Jaborá sempre receber bem quem por aqui passa, vem da época da chegada dos primeiros imigrantes que saíram do Rio Grande do Sul e vieram para essa região do meio oeste catarinense motivados pela fertilidade das terras e dos imensos pinheirais de araucária que existiam por aqui… Os vizinhos que tinham vindo antes ajudavam os recém-chegados com mantimentos, auxiliando nos trabalhos e até fornecendo porcos e novilhas para iniciar criação. Mantinham uma grande amizade, pois muitos se conheciam ainda no Rio Grande do Sul.
E foi assim, trabalhando, uns ajudando aos outros, com bravura e arduamente que abriram estradas onde antes havia apenas picadas e enfrentaram até onças enquanto roçavam. Primeiramente construíram uma casa de madeira simples para poderem morar. Depois, trabalharam de sol a sol, derrubando mato para fazer roças de milho, feijão, trigo… Antes de qualquer coisa, lutaram e trabalharam para conseguir o sustento da família… O tempo passou e essas características permanecem.
Temos orgulho de dizer sobre nossas origens, porque nossa essência permanece inalterada. Jaborá é um lugar bonito, bom para se viver e viver com qualidade… Afinal, o que vale mesmo é a vida feliz. E cada um de nós sabe disso, pois a alegria está em toda a parte que vemos: no sorriso das crianças, na cultura da nossa gente, no orgulho de morar aqui, no orgulho de ser jaboraense ! Aqui nós temos tudo o que precisamos… temos escolas, alimentação saudável, trabalho, esporte, lazer, boa infraestrutura, saúde, e, acima de tudo, temos PAZ!
Principais atrativos de Jaborá
Igreja Matriz de São Roque
O ponto turístico mais expressivo de Jaborá é sua Igreja Matriz, um verdadeiro monumento todo feito em blocos de pedra entalhados um a um pelos próprios paroquianos. Sua pedra fundamental, lançada em 1953, possui uma cavidade interna onde foram colocados documentos como Ata da Fundação e algumas moedas da época. Em 2012, a Igreja passou por uma ampla reforma, novamente através de um grande mutirão no qual cada paroquiano colaborou com doações e promoções para arrecadar a quantia necessária para o investimento.
Prédio histórico do antigo Juvenato São Pascoal e Museu Nicolaus
O Museu Nicolaus contém peças antigas coloniais que retratam o cotidiano dos primeiros colonizadores do município. Está localizado no prédio histórico do antigo “Juvenato São Pascoal”, construído em 1950 e onde, hoje, funciona a Secretaria de Educação e Desporto e a Escola Básica Municipal Alberto Bordin.
Centro de Eventos Municipal
Transformado em Centro de Lazer, em 1992, possui a mais bela paisagem do município. Há no local área para Camping e 03 quiosques contendo pia, churrasqueira e banheiro. Possui um pavilhão em estilo arquitetônico típico campeiro, construído em 1998. Nos meses de fevereiro e setembro é cenário do tradicional Rodeio Crioulo.
Fonte: Prefeitura Municipal.