Sua formação inicia com a vinda dos primeiros imigrantes, às margens do Rio Erval, descendentes de italianos provenientes do Rio Grande do Sul. Nesta época a localidade foi nomeada de São Sebastião do Erval e depois mudou para Arco Verde. Somente em 1881 o povoado foi elevado à categoria de Distrito de Campos Novos e teve como registro o nome de Erval Velho em função da ocorrência natural de erva mate na região. A Lei n° 889, de 18 de junho de 1963, deu-lhe emancipação política, desmembrando-o do território do município de Campos Novos.
Tem como cartão postal a Igreja Matriz São Sebastião, construída em estilo medieval e a Praça São José que fica na sua frente ostenta uma palmeira de quatro brotos que é uma raridade. No início do mês de fevereiro é realizada uma grande festa em homenagem ao padroeiro do município, São Sebastião. O evento acontece na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, localizada no meio de um bosque no km 370 da BR-282. Na gastronomia somos conhecidos pela boa comida do restaurante do Gringo.
Conheça alguns dos atrativos de Erval Velho:
Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
Um dos locais mais visitados do município de Erval Velho. No início do mês de fevereiro é realizada uma grande festa em homenagem ao padroeiro do município, São Sebastião. O evento acontece na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, localizada no meio de um bosque no km 370 da BR-282.
Igreja de São Sebastião
Igreja Matriz São Sebastião, belíssima construção construída em estilo medieval.