Inicialmente o território que hoje é o Município de Ermo se constituía como área de circulação e ocupação de grupos indígenas.
A colonização deste território começou na época de povoamento do Vale do Araranguá, entre 1848 e 1880, primeiro pelos açorianos e, a partir de 1920, por italianos.
O desenvolvimento econômico da região ocorre a princípio com a extração da madeira, passando mais tarde para a atividade de engorda de porcos para o abate, sendo comercializado na região de Turvo e Criciúma. Com esta atividade começou a desenvolver-se a cultura do milho, batata doce e abóbora também utilizada na engorda.
Dão-se também os primeiro passos nas culturas de feijão, cana-de-açúcar, banana e arroz sendo nos dias de hoje a principal atividade econômica, o Município também tem plantações de fumo, mandioca, milho e maracujá, e está investindo na criação de aves, gado leiteiro, gado de corte e peixe.
Os primeiros imigrantes consideravam o local afastado e distante, uma extensão de matas e várzeas alagadas, áreas com vegetação e terreno que sempre sofriam com enchentes ou alagamentos durante a época de grandes chuvas, mas usado como passadouro dos tropeiros e comerciantes que vinham para a região escambar seus produtos. Dai o local passou a ser chamado de “Ermo” por ser um refugio de difícil acesso.
Ermo pertencia ao município de Turvo tornando-se eminente distrito em 16 de maio de 1956.
Conheça alguns dos atrativos turísticos de Ermo:
Gruta de São Donato
São Donato foi um sacerdote muito instruído, sábio e prudente, por isso se preocupava com a instrução do clero e da juventude. Era admirado pelos peregrinos. Escreveu diversas obras, das quais restou apenas um epitáfio, ditado para seu jazido, valoroso pelas suas informações autobiográficas; um credo poético, que recitou antes de morrer.
A igreja católica atribuiu a São Donato a sobrevida de Euphrosina, cura da cegueira de Syriana, o exorcismo de Astérius e, além disso, a remontagem de uma taça quebrada por pagãos. É que mesmo incompleta, o conteúdo posto nela não derramou.
Museu Rural Municipal
O Museu Rural Municipal que fica situado na comunidade de Vista Alegre resgata a história do município, e tem fortalecido o turismo local. Peças que estavam guardadas agora é motivo de visitas e estudos. O local tem recebido o publico constantemente para conhecer um pouco da história da cidade.
Fonte: Prefeitura Municipal.