O território onde hoje está localizado Balneário Gaivota vem de sua co-irmã Sombrio, onde ambas tiveram como primeiros habitantes os índios Carijós.
Estes, por sua vez, por apresentarem naturezas dóceis, sempre tiveram um bom relacionamento com os visitantes que pisaram às terras de Sombrio por volta de 1534, oriundos de Buenos Aires, que era, até então, colônia Espanhola.
Posteriormente, colonizadores portugueses começaram a chegar à região e em 1830, adquiriram as chamadas “sesmarias”, iniciando então a colonização.
Desde então, o inicio do desenvolvimento da região e o natural aproveitamento da área litorânea, com a exploração da pesca e do lazer.
Conheça alguns de seus atrativos turísticos:
Lagoa de Fora
Lagoa de águas limpas apropriadas para banho.
Localização: É margeada pela SC 485, Rod. José Tiscoski, à 4 km da BR 101, rodovia que dá acesso ao Balneário Gaivota. Distancia do Centro do Município 4 km. Acesso asfáltico através da Rodovia SC 485.
Por ser anexa a um bairro com o mesmo nome; possui bares, oficinas, farmácia, padarias, mercados, oficinas, posto de combustíveis, lojas em geral, indústrias, escola, posto de saúde e igrejas. Possui atendimento por salva vidas durante a temporada de verão. Não é muito extensa, porém bastante profunda. Durante a temporada de veraneio, possui dois salva vidas.
Lagoa da Terneira
Nesta lagoa é feito captação de água para abastecimento da cidade pela CASAN.
Localização: As margens da Rod. SC 485, José Tiscoski
Lagoa da Lagoinha
Lagoa piscosa, com pouca extensão.
Meios de acesso: Estrada geral acesso norte com Palmeira. Estrada de chão batido, em boas condições.
Lagoa Cortada
Lagoa margeada por extensas dunas muito limpas próprias para caminhadas e para banho.
Localização: Situa-se a 4 km do centro do Balneário Gaivota, lado norte.
Meios de acesso: Parte Calçamento, parte chão batido. Entrada ao lado do posto de Combustíveis sentido norte, passando pela praia Turimar, Village – Dunas I e Janaína.
Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal.