ATALANTA, SANTA CATARINA, BRASIL

Em atalanta as belezas naturais somam-se as tradições dos colonizadores alemães, italianos e poloneses. A natureza reserva paisagens deslumbrantes para quem pretende conhecer essa cidade predominantemente agrícola e com uma geografia privilegiada.

No município foi decretado como uma Unidade de Conservação Municipal desde 2000, o Parque Mata Atlântica, o qual está localizado em uma área onde no passado funcionava uma fecularia. As construções da antiga fábrica, hoje abrigam a estrutura física do local. O parque possui: estrutura para atendimento, o “Museu Histórico Municipal Wogeck Kubiak”, mirante de onde se pode avistar a cachoeira com 41 metros de queda, trilhas em meio à Mata Atlântica, acesso à Cascata Córrego do Rio Caçador com 18 metros e a Cachoeira Perau do Gropp com 41 metros de queda.

Outra atração natural de Atalanta é a Reserva Particular do Patrimônio Natural Serra do Pitoco, que dispõe de uma área de 3 hectares de remanescente florestal de Mata Atlântica, em uma região de transição entre a floresta ombrólifa densa e mista. O rio Dona Luiza possui uma cascata de aproximadamente 9 metros de altura com trilha.

Entre os atrativos, estão também as obras construídas pelo homem, como as igrejas, sendo inclusive consideradas patrimônios históricos arquitetônicos do município de Atalanta.

O município de Atalanta possui grande parte de sua produção no setor agrícola. Os principais produtos são a cebola, milho e fumo. As hortaliças, agropecuária, leiteira e corte, piscicultura e reflorestamento são alternativas para os agricultores do município, principalmente por meio da organização das associações dos agricultores das comunidades, com destaque para o cultivo sem agrotóxico, assim como também da Cooperativa Serra do Pitoco. O setor industrial conta com tinturaria, facções, serrarias, beneficiamento de madeira, marmoraria, marcenaria, indústrias de máquinas agrícolas e de conservas.

Como forma de valorizar e preservar a cultura, as tradições passadas pelos primeiros moradores, são promovidos eventos no município, como a festa do Agricultor, do Colono e do Motorista. Durante os eventos são apresentadas danças típicas, são promovidos os produtos artesanais e alimentos coloniais, entre as mais diversas atrações que remetem as culturas italiana, alemã e polonesa.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.