Bombinhas é um pequeno município localizado no estado de Santa Catarina, um dos melhores destinos turísticos do país. Com uma área de apenas 33,767 Km², a cidade é uma península que avança para o Oceano Atlântico. Presenteada por exuberantes belezas naturais, é motivo de orgulho dos moradores e de admiração dos turistas do país e do mundo inteiro. Bombinhas está localizada na Região Turística Costa Verde & Mar, juntamente com outros dez municípios situados no litoral centro-norte de Santa Catarina.
A cidade é um paraíso ecológico, banhado por águas cristalinas e de abundante riqueza natural. Bombinhas é composta por trinta e nove praias com características que variam desde baías com águas calmas, praias com mar agitado, e outras desertas, com acesso apenas por trilhas e costões, satisfazendo assim os mais diversos públicos.
Localizada a 70 Km da capital Florianópolis, também está próxima dos municípios de Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo. Por ser uma península (a única no sul do Brasil), a cidade possui uma grande diversidade de paisagens e opções de lazer em meio a natureza, como por exemplo caminhadas nas praias, trekking, surfe, mergulho, passeios de barco, de pedalinho, caiaque e bicicleta. Bombinhas também abriga três unidades de conservação que são atrativos para a prática de ecoturismo: o Parque Municipal da Galheta, o Parque Municipal do Morro do Macaco e a Área de Relevante Interesse Ecológico da Costeira de Zimbros , onde podem ser realizadas caminhadas ecológicas guiadas sobre trilhas que foram construídas por antigos moradores na mata.
As principais atividades econômicas de Bombinhas são o turismo, a pesca artesanal e a maricultura (criação de mariscos e ostras), herança dos colonizadores dessa região, que foram povos indígenas, e mais tarde, açorianos.
Atualmente o turismo é a base de sustentação econômica da cidade. A atividade tem tanto destaque, que nos anos de 2006, 2007, 2009 e 2010, Bombinhas foi eleita como a quarta melhor praia do país pela revista Brasileira Viagem e Turismo; e como a terceira melhor em 2008. No ano de 2011, novamente ficou entre as cinco finalistas do prêmio de melhor praia. Reconhecida no âmbito nacional e internacional, a cidade disponibiliza uma ampla e variada estrutura de hospedagem e gastronomia, atendendo os mais variados perfis de públicos.
Na alta temporada de verão, ocorre a maior movimentação na economia da cidade, mas é na baixa temporada que a cidade fica mais aconchegante e tranquila, onde a cultura local é um atrativo a parte. Este período é ideal para conhecer os roteiros culturais e educativos que a cidade oferece, que agregam a pesca artesanal, ecoturismo, artes, oficinas líticas, visitação de museus, engenhos de farinha entre outros.
Confira alguns atrativos turísticos:
MORRO DO MACACO
O mirante localizado no topo da unidade de conservação do Morro do Macaco possui 191 metros de altura e o acesso se dá através de uma caminhada por trilha, com cerca de 30 minutos de duração. A trilha panorâmica é de média dificuldade e proporciona uma visão de 360°, sendo possível avistar a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, composta pelas ilhas Galés, Deserta, Arvoredo e Calhau de São Pedro, as praias de Canto Grande (Mar Dentro e Mar de Fora), Mariscal, Morrinhos, Zimbros e também as cidades de Tijucas, Governador Celso Ramos, Florianópolis e ao entardecer é possível ver a Ponte Hercílio Luz iluminada em Florianópolis.
MIRANTE ECO 360º – CANTO GRANDE
O mirante fica na estrada que leva à Praia da Tainha (o acesso de carro é pela praia da Conceição, exigindo atenção nos dias de chuva). Na base do Eco 360º há um museu, com exemplares de várias espécies da fauna local empalhadas, além de objetos dos naufrágios que ocorreram na região. Para chegar ao mirante é necessário percorrer uma trilha de cerca de 15 minutos. Além da linda vista de 360 graus que se tem de uma altura de 218 metros, a natureza também oferece condições ideais para a prática de atividades como escalada, rapel e tirolesa.
MIRANTE DE BOMBAS
Ao chegar ao município de Bombinhas, logo após a sede da Polícia Militar, no lado esquerdo da SC 412, há um mirante de onde é possível visualizar o mar da praia de Bombas. Na unidade de conservação chamada Parque Municipal da Galheta, o ponto mais alto da trilha em meio à mata, é um mirante de onde se pode visualizar toda a extensão da Praia de Bombas. Entretanto, para chegar a ele é necessário o acompanhamento de um guia local.
MIRANTES DE MARISCAL
A estrada de acesso ao bairro de Mariscal, a partir do Centro de Bombinhas, possui refúgios com mirantes no ponto mais alto e ao longo da descida do morro. Destes locais é possível visualizar as praias de Mariscal e Canto Grande.
PRAIAS
Bombinhas é uma península que conta com 39 praias.
PÔR-DO-SOL NA BAÍA DE ZIMBROS
O mar calmo e os barcos emolduram os finais de tarde na baía de Zimbros.
O pôr-do-sol pode ser apreciado da praia de Morrinhos ou da praia de Canto Grande Mar de Dentro.
MERGULHO
Os turistas e amantes dos esportes náuticos e mergulho podem desfrutar de Bombinhas o ano todo. Várias operadoras de mergulho realizam passeios e oferecem equipamentos, atividades e aulas para mergulhadores iniciantes e mais experientes.
Além das praias de águas rasas, transparentes e costões, a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, com ilhas de exuberante beleza, águas límpidas, naugrágios e uma importante biodiversidade marinha, é uma ótima opção para a prática do mergulho. A reserva é um dos melhores pontos de mergulho do Brasil, recebe mergulhadores de todas as partes do mundo e, a riqueza de sua flora e fauna marinha justificam o título de Bombinhas como a “Capital do Mergulho Ecológico”.
Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal.