O Município de Ilhota foi colonizado por imigrantes belgas, através de um empreendimento comercial liderado por Charles Maximiliano Luiz Van Lede, pesquisador e engenheiro que veio àquelas terras movido pelo desejo de encontrar riquezas minerais.
A colônia belga foi aprovada pela Câmara de Deputados em julho de 1845. A emancipação do município, desmembrado de Itajaí, deu-se em 21 de junho de 1958.
Turismo de Compras Ótimos produtos da moda íntima, praia e fitness são encontrados nas inúmeras lojas localizadas principalmente ao longo da rodovia Jorge Lacerda.
O grande número de confecções, conferiu à Ilhota o título de “Capital Catarinense da Moda Íntima e Moda Praia”. Há também lojas com artesanatos em vime e móveis rústicos elaborados a partir de madeiras de demolição.
Atrativos culturais e de lazer A Festa do Divino Espírito Santo (maio), o Festival de Terno de Reis (dezembro e janeiro) e o Encontro de Amigos (junho) fazem parte do calendário das festas religiosas e populares.
A Expo Belga (setembro) traduz a tradição belga. Eventos de moto velocidade acontecem nos motódromos localizados no interior do município.
As estradas interioranas com suas belas paisagens fazem parte do Roteiro Costa Verde e Mar de Cicloturismo.
Conheça alguns dos atrativos de Ilhota:
Festa do Divino Espírito Santo
Festival de Terno de Reis
Encontro de Amigos
Expo Belga
Roteiro Costa Verde e Mar de Cicloturismo
Moto velocidade
Gruta Nossa Senhora de Fátima
Recanto Duas Quedas
Igreja Matriz São Pio X
Fonte: Prefeitura Municipal.