O presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Leandro “Mané” Ferrari, participou de uma reunião promovida pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos – Clia Brasil, nesta sexta-feira (21/08/2020), para alinhar informações sobre os protocolos de segurança que deverão ser implementados na retomada das viagens em alto mar na temporada 2020/21.
O presidente executivo da Clia Brasil, Marco Ferraz, lembrou que o segmento foi um dos primeiros a suspender atividades em 13 de março.
– Por segurança, tivemos que encurtar a temporada e providenciar a repatriação de passageiros e tripulação. Desde então começamos a trabalhar na reinvenção dos protocolos e nos preparar para a próxima temporada – explicou.
O presidente da Santur também fez uma explanação sobre as medidas adotadas em Santa Catarina em diferentes segmentos e os esforços coletivos que permitiram a gradual reabertura do turismo no estado, como os meios de hospedagem, bares e restaurantes, parques e zoológicos. Ferrari também destacou que a Santur está à disposição da Clia Brasil para auxiliar o segmento na retomada pós-pandemia, considerando a relevância do turismo de cruzeiros para o estado.
– Sabemos das dificuldades que todos os segmentos enfrentaram com a pandemia. Todo trabalho que estamos fazendo é para reforçar que Santa Catarina continuará sendo um estado seguro para o visitante, não só na segurança pública, mas também na saúde. Isso será importante para continuarmos recebendo as escalas de navios em nosso litoral – disse o presidente da Santur.
A Clia Brasil já elaborou um extenso documento com as normas de segurança que deverão ser aplicadas nas viagens de cruzeiro, incluindo realização de testes para detectar a Covid-19 antes do embarque e tótens de aferição de temperatura de passageiros. De acordo com Ferraz, a Associação aguarda aprovação do documento pela Anvisa e planeja iniciar atividades em novembro.
O encontro contou com a participação do secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Valdir Walendowsky, da diretoria da MSC Cruzeiros, da Marina de Balneário Camboriú que recebe escalas de cruzeiros, da Vigilância Sanitária de Santa Catarina e do Núcleo de Polícia Marítima da Polícia Federal. Na próxima semana serão realizadas reuniões com os municípios de Itajaí e Porto Belo.
Fonte: Santur