Município situado a 90 km de Chapecó e 686 km de Florianópolis.
No ano de 1930, chegam às margens do Rio Iracema imigrantes teuto-russos que saem de seu país, devido a instalação do regime comunista, em 1917, na Rússia.
A Companhia Territorial “Sul Brasil” apresentava o oeste catarinense, como uma terra promissora, com possibilidades de progresso e riquezas.
No entanto, ao chegar nas “terras prometidas”, a realidade que os aguardava era totalmente diferente. Para iniciar o povoamento foi necessário derrubar a mata; (assim surge o nome de nosso município), Riqueza. Riqueza pelo valor econômico da madeira de lei como o cedro, o angico, a canela, o louro, a gabriúva… Uma verdadeira Riqueza em madeira, como os luso-brasileiros falavam na época.
Muitos Obstáculos surgiram: falta de estradas, de comércio, de assitência médica, ataques de mosquitos, terras pedregosas e acidentadas, densas matas, iniciar as plantações, alimentação estranha ao paladar, língua que não dominavam, entre outros. Mas, jamais deixaram de ter fé e acreditar em Jesus Cristo e no Deus Supremo. Isto foi claramente demonstrado, pois ao chegar em Iracema-Riqueza, uma das primeiras providências que tomaram foi construir uma rústica igrejinha para louvar e agradecer a Deus por estarem vivos e em liberdade, enfim livres!
Após as famílias receberam a demarcação de suas colônias de terra (24 hectares em média), cada uma foi em busca de se estabelecer, trabalhar e viver, formando um vilarejo.
Ainda em 1930, chegam migrantes gaúchos, famílias de etnia italiana vindos do Rio Grande do Sul, para se estabelecer junto aos teuto-russos e alguns luso-brasileiros que habitavam esta terra desde o início da colonização.
Estas três etnias deram origem ao município de Riqueza, assim como tantas outras pessoas que aqui chegaram e ajudaram a tecer a história do nosso município e, nós riquezenses, reconhecemos o heroísmo, a bravura e o trabalho dos imigrantes que iniciaram este município.
Conheça alguns dos atrativos turísticos de Riqueza:
Salto do Rio Iracema
Localizado às margens da SC-283, a 1 km do centro.
O Salto foi construído a partir de uma barragem e tem, aproximadamente, 30 m de extensão. Na área há um pequeno quiosque e um campo de futebol de areia.
Fonte: Prefeitura Municipal.