Santa Catarina Turismo

RIO FORTUNA

Foto: Prefeitura Municipal

Foto: Prefeitura Municipal

Cercada por belos vales e montanhas, ao pé da Serra Geral, a pequena Rio Fortuna fica a cerca 200 quilômetros (via BR-101) da capital, Florianópolis. Sua população vive, em grande maioria, nas áreas rurais.

A cidade é conhecida por sua diversificação agrícola, com o cultivo de fumo, madeiras (eucalipto) e a criação de peixes, suínos e gado. Na economia, a cidade é destaque no setor leiteiro, desde a produção do leite até o processamento da matéria-prima, transformada em queijos, bebidas lácteas, doce de leite, entre outros. Na indústria também é forte a presença do setor de madeiras e fabricação de móveis e a geração de energia, impulsionada pela construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).

Rio Fortuna possui ainda inúmeros pontos turísticos não explorados. São fontes de águas termais, cachoeiras, rios e belos montes e montanhas. Dos pontos mais altos da cidade, é possível avistar os paredões da Serra Geral. Belezas que encantam aos olhos de quem as vê, mas que ainda não oferecem acesso facilitado, nem estrutura adequada.

A cidade tem como principal evento a tradicional Festa do Padroeiro São Marcos, realizada no final de abril, que recebe visitantes de todo estado, atraídos pela hospitalidade dos moradores, pela saborosa gastronomia e pelo motocross, que em 2013 voltou a estar na programação do evento. A cada dois anos, em agosto, a cidade também realiza a Expofortuna, uma feira/exposição que tem como objetivo mostrar aquilo que a cidade produz de melhor. Intercalado com a Expofortuna, ocorre a festa alemã da cidade, a Gemeindefest, oportunidade em que se resgata os costumes e tradições dos primeiros colonizadores destas terras.

Conheça alguns dos atrativos turísticos de Rio Fortuna:

Cachoeira do Salto
Com 50 metros de altura, localizada na localidade de Salto do Rio Chapéu

Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Construída em pedra rústica junto a uma belíssima cachoeira, na entrada da cidade. Há uma pequena trilha, em meio à mata, que dá acesso à pequena cachoeira atrás da gruta.

Fonte: Prefeitura Municipal

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.

Sair da versão mobile