O secretário destacou ainda o trabalho de integração regional com as cidades vizinhas e com o trade de turismo para dinamizar o calendário de eventos da cidade. A presidente da Santur parabenizou os esforços: “A parceria com a iniciativa privada é essencial para o fortalecimento das ações de promoção e divulgação dos atrativos do destino”, destacou Flavia.
Outro assunto debatido no grupo foi a importância de estimular atividades paralelas às atividades religiosas, agregando, por exemplo, o turismo gastronômico, o turismo de compras, entre outras alternativas para ampliar a estadia do turista na região. Nesse sentido, a cidade de Nova Trento busca reforçar seu calendário de eventos esportivos, que já conta com competições de bocha, downhill, enduro, drift trike, maratonas e mountain bike.
O gestor administrativo da Comunidade Bethânia, Anderson Garcia, trouxe informações sobre a abertura do processo de beatificação do padre Léo. O padre teve ampla atuação na Renovação Carismática Católica no país. Publicou 27 livros, atuou em programas católicos de televisão, como o Sistema de Comunicação Canção Nova, em SP, onde ganhou fama nacional e internacional. Em 1995 fundou a Comunidade em São João Batista, um complexo de acolhimento a pessoas com dependência a substâncias psicoativas.
O processo de beatificação vai iniciar oficialmente dia 07 de março, com a realização de uma missa presidida pelo arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck. Após a realização dessa celebração, Padre Léo receberá o título de ‘Servo de Deus’, etapa que investigará suas virtudes. De acordo com Anderson, já está confirmada a vinda de 25 caravanas de todo o país para o evento.
Participaram ainda da reunião a turismóloga da Secretaria de Turismo, Debora Matté e o coordenador de sustentabilidade do Santuário Santa Paulina, Marcos Jaboski.
Ana Paula Flores
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur)