O Município de Presidente Castello Branco localiza-se no oeste catarinense, foi emancipado em 11 de novembro de 1963 e instalado em 04 de fevereiro de 1964, data em que é comemorado seu aniversário de emancipação político-administrativa.
A origem do município está no povoado de Dois Irmãos fundado em meadas de 1935, com a chegada dos imigrantes italianos vindos do vizinho Estado do Rio Grande do Sul, André e Pedro Sampietro, cuja denominação do povoado é resultante de homenagem a eles prestada.
Com a denominação de Dois Irmãos, a região que hoje compõe o Município de Presidente Castello Branco fez parte, a princípio, de dois municípios, ou seja parte de seu território pertencia ao Município de Cruzeiro (atual Joaçaba) e, parte dele ao Município de Campos Novos.
Ocorrida a emancipação do Município de Concórdia no ano de 1934, Dois Irmãos (área até então sob a jurisdição de Cruzeiro) foi a ele anexado, desagradando a liderança político-administrativa do Município de Cruzeiro, o qual passou a lutar pela posse da área.
Assim sendo, no ano de 1943, Dois Irmãos retorna a pertencer à jurisdição do Município de Cruzeiro através do decreto Lei n.º 941, sendo mais tarde administrado pelo distrito de Jaborá.
Entretanto, mediante a criação do Município de Capinzal em 30 de dezembro de 1948, através da Lei n.º 247, com área desmembrada dos Município de Cruzeiro e Campos Novos, o povoado de Dois Irmãos foi a ele anexado.
Em 29 de setembro de 1952, o povoado de Dois Irmãos é elevado à categoria de Distrito, onde, desde então o sonho em conquistar e constituir sua própria sede administrativa passou a fazer parte do dia a dia de sua população.
De conformidade com a Lei Municipal n.º 10/62, da Câmara Municipal de Vereadores de Capinzal, que cria o Município de Ouro, e da Lei Estadual n.º 870/63, aprovando a respectiva criação, Dois Irmãos passa a integrar o território do Município de Ouro.
Em 11 de novembro de 1963, Dois Irmãos conquista seu tão esperado sonho: É elevado à categoria de Município através da Lei Estadual n.º 931, porém sua instalação ocorre somente em 04 de fevereiro de 1964, data em comemora-se o aniversário de emancipação político-administrativa do Município.
No ano de 1965, através da Lei estadual n.º 1037, de 29 de dezembro de 1965, o Município de Dois Irmãos passa a ter nova denominação: Município de Presidente Castello Branco.
Conheça alguns dos atrativos turísticos de Presidente Castello Branco:
Casa do Chá
Unidade de Processamento de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares – COPERCASTELLO
Acapi Pesque Prove
Localizado na comunidade de Linha Salto da Praia no município de Presidente Castello Branco. Um local para curtir com a família e amigos, já que lá encontram um amplo e bonito local para pesca, vária açudes, três piscinas, restaurante onde é servido café, almoços e jantas com diversos pratos à base de peixe e também lanches. A Acapi ainda oferece a hospedagem ao turista com vários quartos aconchegantes, conta ainda com um centro de eventos para a realizações de promoções, casamentos e demais eventos.
Estátua – André e Pedro Sampietro
A estátua homenageia a chegada dos colonizadores do município, Pedro e André Sampietro.
Portal de Entrada
O Portal de entrada ao município de Presidente Castello Branco – SC, constituído de duas torres de pedra que representam uma simbologia ao nome da cidade.
Fonte: Prefeitura Municipal