Piratuba, que fica no Meio Oeste, há aproximadamente 500 quilômetros de Florianópolis, (capital) é conhecida em todo Sul do país por ser o principal pólo turístico do Oeste de Santa Catarina. O município conta com um Parque de Águas Termais, amplo e moderno, que oferece lazer e descanso em qualquer estação do ano e para pessoas de qualquer idade.
A história de Piratuba iniciou em 1910, quando a Estrada de Ferro, São Paulo – Rio Grande do Sul foi construída. A empresa Brasil Railway, responsável pela obra, instalou um acampamento para seus operários nas margens do Rio do Peixe. O núcleo se chamava, Vila do Rio do Peixe. Em 18 de fevereiro de 1949, surgiu o município, que naquela data foi emancipado.
O turismo, que hoje é a base econômica do município, iniciou sua história em Piratuba em 1964. A PETROBRAS, que estava em busca de petróleo, perfurou um poço com 2.271,30 metros de profundidade. Ao invés do “ouro preto”, a empresa acabou descobrindo um lençol de águas sulfurosas de 38,6°, a 674 metros. Em 1975 a Companhia Hidromineral foi constituída. Com a instalação do Parque Termal, Piratuba entrou na rota dos principais destinos turísticos do Sul do Brasil. Hoje, o município é consolidado no turismo e recebe mais de 450 mil turistas por ano.
A Companhia Hidromineral, carro chefe do turismo de Piratuba, dispõe de uma estrutura que atende crianças, jovens, adultos e idosos. Com piscinas abertas, cobertas e chuveiros ao ar livre, o Parque Termal se habilita a receber turistas em qualquer época do ano. As áreas de camping também estão disponíveis para os visitantes. Além do lazer nas águas termais, os turistas podem curtir a natureza exuberante da cidade. A água termal de Piratuba proporciona lazer, diversão e saúde, pois possui propriedades terapêuticas e por isso é recomendada para tratamento de reumatismos, hipertensão arterial, eczemas, stress, úlceras e cálculos renais.
O município também se preparou, ao longo dos anos, para receber os turistas. Hoje mais de 2.500 leitos estão disponíveis, distribuídos em uma rede com mais de 10 hotéis, pousadas, casas de veraneio e apartamentos. Um Centro de Eventos, com estrutura completa também é opção de turismo de negócios e eventos na cidade. Shows nacionais, congressos, cursos ou qualquer atividade que necessite de espaço, salas de apoio, palco, camarins e camarotes, podem ser realizados na terra das águas termais. O comércio também está preparado para a demanda, atendendo o ano todo e oferecendo produtos variados para todos os gostos.
Conheça alguns dos principais atrativos de Piratuba
Termas de Piratuba
A Companhia Hidromineral, carro chefe do turismo de Piratuba, dispõe de uma estrutura ampla e moderna, que atende crianças, jovens, adultos e idosos.
Com piscinas abertas, cobertas e chuveirinhos ao ar livre, banheiras de hidromassagem, duchas e rampas de deslizamento, o Parque Termal se habilita a receber turistas em qualquer época do ano e o lazer é garantido para pessoas de qualquer idade.
As áreas de camping também estão disponíveis para os visitantes. Além do lazer nas águas termais, os turistas podem curtir a natureza exuberante da cidade.
A água Termal:
A água termal de Piratuba jorra do poço, que tem 674 metros de profundidade e abastece as piscinas diariamente. A água sobe com força natural. A temperatura, também natural, de cerca de 38º em qualquer estação do ano. A água é sulfurosa e possui propriedades terapêuticas, o que proporciona um banho agradável e relaxante.
Caminho das Laternas
Um passeio repleto de emoção e nostalgia entre os dois municípios que fazem parte do Integrar, Piratuba e Ipira.
– Moinho e Museu Werno Gerhart, construído em 1921, única e maior roda d’agua em funcionamento no Sul do país.
– Casa Colonial de Ipira, com degustação de produtos.
– Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, construída no ano de 1940.
– Casa da Memória construída no ano de 1923.
– Clube Aliança – Construído em 1921.
– Parque da Cascata.
– Artesanato – Ateliê das Arteiras
– Ervateira Nosswitz – Fabricação artesanal da Eva Mate
– Cervejaria Berg Bier – Cervejaria Artesanal
Passeio de Maria Fumaça
Com uma locomotiva construída em 1906, é possível reviver a história de Piratuba sobre os trilhos. O passeio de Maria Fumaça é realizado semanalmente até a cidade gaúcha de Marcelino Ramos e os turistas têm o privilégio de desfrutar de uma viagem tranquila, apreciando a natureza às margens do Rio do Peixe, na estrada de ferro construída em 1910. O passeio é acompanhado por guias, que durante o trajeto contam a história da Ferrovia.
Usina Hidrelétrica Machadinho
Outro atrativo de Piratuba é a Usina Hidrelétrica de Machadinho. É a maior Usina de Santa Catarina com uma capacidade instalada de 1.140MW, e está a 18 km do município. Um programa de visitas do Consórcio Machadinho, disponibiliza passeios diários até o empreendimento. O turista é transportado até a Usina e conhece os túneis de condução, comportas, linhas de transmissão de energia, túneis de desvio e transformadores. Tudo com acompanhamento de guias treinados.
Rota do Engenho
O passeio turístico mais tradicional da cidade fica anexo ao Parque Três Pinheiros e ao Hotel Fazenda do Engenho. Durante a visitação, que é diária, o visitante poderá divertir-se com tirolesa, carro de lomba, passeio de trenzinho e também visitar mais de cem espécies de animais exóticos e ornamentais, conhecer o processo de destilação de cachaça e grappa e ainda degustar de produtos produzidos no local, já que no parque produz além da cachaça e grappa, licores, doces de frutas (chimier) e suco de uva integral.
Feira de Artesanato
Todo sábado das 08h00 à 12h00 os artesãos de Piratuba fazem exposição e comercialização dos produtos. Com barraquinhas organizadas, a Feira acontece na Rua 13 de Março, entre os hotéis, na entrada do Parque Termal. A variedade de produtos é grande e chama a atenção dos visitantes e também dos piratubenses. Nas barraquinhas é possível encontrar artesanatos feitos em madeira, PVC, palha e tecidos. Brinquedos, artigos para a casa, decoração, réplicas, placas, panos de prato, lembrancinhas de Piratuba, presentes, entre muitos outros. Bolachas e biscoitos produzidos artesanalmente também fazem parte das exposições.
City Tour
Nem só de belas paisagens vive Piratuba. A cidade é cercada por diversos pontos turísticos, que são verdadeiros cartões-postais. É preciso aproveitar cada segundo para apreciar cada pedaço da cidade. A diversão é garantida quando os turistas embarcam nos ônibus, conhecidos como “jardineiras”, que levam os visitantes pela cidade, sempre com a companhia dos guias que vão informando aos passageiros durante o trajeto sobre cada ponto turístico. As “jardineiras” passam pela Casa da Memória, Chafariz da Avenida, Casa Colonial, Igreja Católica, Estação Ferroviária. O passeio também segue até a cidade vizinha de Ipira, onde os turistas conhecem a Casa da Bolacha, Cascata da Usina, Ervateira Nosswitz e a Cervejaria Berg Bier.
Casa Colonial
A Casa Colonial de Piratuba é o local onde o turista encontra todos os produtos que saem direto da propriedade rural até o consumidor. As pequenas agroindústrias instaladas no município produzem alimentos de qualidade, que atendem todos os quesitos exigidos pela Vigilância Sanitária. Bolachas, bolos, frutas, legumes, bebidas e uma variada linha de artesanato também são encontradas.
Casa da Memória
Localizada no Centro Histórico de Piratuba, a Casa da Memória guarda a história do município.
Fonte: Prefeitura Municipal.