Os primeiros habitantes do município de Morro Grande chegaram ao local por volta de 1918. Ao derrubarem as primeiras árvores, para dar início as plantações, constataram que o local era cercado de morros, planaltos e planícies, por isso nomearam de Morro Grande.
As famílias das quais se tem registro na participação do nascimento da cidade são as de Jacinto, João e Paulo Biff; Primo, Vitório e Hérico Daniel; Pedro Dal Toé e de Torquato Feliciano Bitencourt. Eles eram descendentes de italianos que vieram de cidades próximas como Morro da Fumaça, Urussanga, Içara e Criciúma.
Apesar da simplicidade das casas e do modo de vida, a população se preocupava com a educação das crianças. A primeira escola municipal surgiu em 1919. Tinha como primeira professora Cesarina Machado, filha de Nicolau Machado de Souza, funcionando com muita precariedade numa casa particular. Sentindo a necessidade de um maior ensinamento às crianças, em 1974 o grupo escolar Ana Machado Dal Toé tornou-se verdadeiramente uma escola, que ensinava até o 1º grau. Só em 1994 foi criado o 2º grau e passou a ser o colégio estadual da região.
A religiosidade é algo forte no município, e a maioria da população é da religião católica, sendo assim, a primeira igreja foi construída em 1938, era uma estrutura simples, de madeira, no local onde hoje é a praça do município. Com o aumento populacional, no mesmo local, foi construída uma nova capela de alvenaria, em 1952. Mais tarde em 1964 foi fundada a atual igreja, chamada Capela Santa Cruz, por ser a padroeira da cidade. Existem capelas outras capelas pelo município, normalmente uma católica em cada comunidade, contudo existe lugar para cultos de outras religiões.
Hoje a maioria da população vive na zona rural e trabalha na agricultura. A economia é baseada na produção de arroz, fumo, milho, madeira e também se destaca na produção de corte de frango.
Conheça alguns dos atrativos turísticos de Morro Grande:
Santuário de Santa Gertrudes
Santa Gertrudes Comensoli, fundadora das Irmãs Sacramentinas de Bérgamo, foi canonizada em 26 de abril de 2009, pelo Papa Bento XVI, em Roma. O ùnico Santuário no Brasil está localizado na Comunidade de São Bento em Morro Grande/SC. Distante 3,5 km do centro da cidade, ali encontra-se a imagem da Santa Gentrudes, esculpida em madeira, por um artesão do Equador.
Cachoeira do Bizungo
A Cachoeira do Bizungo tem 100 metros de altura esta situada na Localidade de Três Barras a 15 KM do centro de Morro Grande. A Trilha da Cachoeira do Bizungo proporciona uma caminhada em torno de 40 minutos em contato direto com a natureza onde é possível apreciar piscinas naturais ouvir e observar pássaros, é recomendado que os visitantes acessem a trilha sempre com acompanhamento de guias e condutores locais. Aventura aqui é garantida, procurada por amantes da natureza e adeptos de esportes radicais durante todo o ano a Cachoeira do Bizungo proporciona um rapel fantástico em seu paredão onde é nitidamente possível observarmos o contato geológico entre as formações de Arenito Botucatu com sobreposição dos Basaltos da Serra Geral .
Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Esta Gruta, que abriga a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, fica situada na estrada que dá acesso ao Morro da Rampa. No caminho, além de presenciar as belezas naturais, o visitante encontra quinze cruzes (em concreto) que simbolizam as estações da Via Sacra. O caminho já é tradicional, devido a caminhada sa Sexta-feira Santa. O caminho inicia na Rua Genoveva Dal Toé e mais uma subida de 3 km.
Pedra Cabeça do Urso no Realengo
Localizada a 1.250 m de altitude no Realengo (90 hectares de Serra pertencentes a Morro Grande) esta pedra impressiona pelo seu formato. Parecendo com uma cabeça de urso. Para chegar ao local deve-se seguir a trilha do realengo, com saída da Comunidade de Três Barras. São mais de 4 horas de caminhada por uma trilha dos antigos tropeiros serranos. Lá de cima avista-se várias cidades como: Araranguá, Criciúma, Torres RS e parte do litoral. Um lugar ímpar com fauna e flora preservadas.
Cachoeira do Saltinho
Cachoeira Rio Saltinho – Localizada a 5 quilômetros do centro da cidade na Comunidade de Rio Saltinho, se encontra dentro de propriedade particular, o melhor acesso é pela pousada e restaurante Saltinho.
Fonte: Prefeitura Municipal.