Tem características muito peculiares. Nos canteiros centrais e nas ruas secundárias foram plantadas, em vez de árvores ornamentais, árvores frutíferas. São caminhos imensos de laranjais,jabuticabeiras, coqueiros, pessegueiros… Nota-se, ao chegar, o cuidado com a organização e a limpeza. São mais de 300 lixeiras coloridas, distribuídas pelas esquinas. Marcas da colonização alemã.
A quantidade de placas para orientar o turista é outra surpresa do município. São 75 de sinalização, sendo destaque as direcionadas aos pedestres e as de conteúdo turístico. O principal acesso à cidade é pela SC-283.
A Capital da Fruta, de 10.231 habitantes, é banhada por três rios: Uruguai, das Antas e Laju. O porto, de onde partem as balsas, é uma das mais antigas vias de acesso ao Rio Grande do Sul. Mondaí foi Distrito de Chapecó até 1926, quando ainda se chamava Porto Feliz. A principal atividade econômica é a citricultura. A produção atinge, em média, 105.000 toneladas por ano.
ATRATIVOS TURÍSTICOS:
Área de Lazer – Situada na entrada da cidade é o lugar ideal para se sair da rotina diária. Grande e bem arborizada, é o ponto de encontro de dois importantes rios, o Rio das Antas e o Rio Uruguai, que proporcionam um clima agradável e uma bela paisagem. Dispõe de estacionamento, churrasqueiras, coberturas de palha para realização de festas, uma grande área para camping, parques, rampas para barcos, locais para banho e pesca, campos de futebol, cancha de vôlei, banheiros com chuveiro elétrico, mesas cobertas, um fácil acesso ao encontro dos rios e uma pista de motocross. O que faz com que ela seja muito movimentada durante os dias quentes de verão. São 200.000 m² com variadas opções de lazer a disposição dos visitantes.
Para quem gosta de aventura, a escolha pode ser a Trilha da Anta, uma trilha, mata a dentro, bem sinalizada com placas que indicam a direção a seguir e explicam as características das árvores nativas ali encontradas. Na Área de Lazer também se encontram 3 pavilhões, sendo um, o pavilhão central, com capacidade para 3.500 pessoas, palco de diversos eventos entre eles a Festa da Fruta. A Área de lazer de Mondaí esta aberta aos visitantes durante todas as estações do ano, venham desfrutar de nossas belezas naturais.
Casa da Cultura – Nosso Município, desde sua fundação possui um histórico cultural admirável, além do Museu Municipal Pastor Karl Ramminger, possuímos também um espaço cultural propício para desenvolver as atividades ligadas a Cultura.
A Casa da Cultura possui um auditório que comporta 140 pessoas, para reuniões, exibição de filmes, palestras, etc. Além de um amplo espaço reservado para o Museu, a Biblioteca pública e um Saguão para as atividades dos Corais, Aulas de Música, Canto e Dança. Também é na Casa da Cultura que encontramos nossa Câmara de Vereadores.
Dentro das atividades culturais mais tradicionais, destacam-se as atividades do Coral 25 de Julho. Este além de tradição, vem sendo, e fazendo história em nosso Município. Entendemos que a cultura e a educação são os caminhos para o despertar do cidadão, suas aptidões artísticas, intelectuais ao serem estimuladas dignificam e impulsionam o Mondaiense na descoberta de seus novos talentos.
Festa da Fruta – Nosso município é conhecido como a Capital da Fruta, graças a variedade e quantidade de frutas que são aqui produzidas. De dois em dois anos realiza-se aqui a Festa da Fruta, um dos maiores eventos da região.
São de quatro a cinco dias de exposições, shows, cafés coloniais, almoços e jantares, onde população flutuante da cidade chega a aproximadamente 40 mil pessoas. Realizada no Parque de Exposições que fica junto á Área de Lazer, na saída da cidade.
Mirante – Localizado no morro da Barra do Laju, de onde se avista toda a cidade, grande extensão do Rio Uruguai, o Rio das Antas e parte do Rio Grande do Sul. Acesso pela rua Barra do Laju, em direção às antenas de TV.
Pesca e Ilhas Fluviais – A pesca, amadora e esportiva, são atividades muito desenvolvidas. Mondaí recebe o privilégio de ser banhado por dois grandes rios com importância regional, Rio das Antas e Rio Uruguai, graça a eles o município é muito procurado por turistas que buscam capturar as diversas espécies de peixes como o grumatã, dourado, lambari, mandi, bagre, bocudo, piava, surubi, jundiá, traíra, entre outros, que aqui se encontram.
Mas não é só a quantidade de peixes que fascina os turistas. As pequenas ilhas, que se espalham pelos rios Uruguai e Rio das Antas, formam um espetáculo delicado e inesquecível. Destaque para a Ilha da Foz do Rio Taipas, o Arquipélago da Linha Ervas, a Ilha do Pão de Açúcar.
No final da pescaria, ao entardecer, é comum observar a dança de aves como garças, tucanos, gralhas, rabo de palha e sabiás, que em conjunto com o pôr do sol formam um espetáculo inesquecível.
Fonte: Prefeitura Municipal.