Localizado a 71 km de Chapecó e a 626 km de Florianópolis, o município é cortado pelo entroncamento de duas BRs (282 e 158).
Maravilha foi colonizada por descendentes de italianos e alemães, que deixaram uma forte herança cultural, notável especialmente nas festas e na culinária.
“Maravilha, Cidade das Crianças”, surgiu como “Capital da Criança” em 1970, pelo motivo do grande número de crianças presentes na escola local e nas ruas, por ocasião dos desfiles. Nas festas e nas recepções às autoridades “enfeitavam-se as ruas com crianças”.
O censo de 1970 veio confirmar a alta taxa de natalidade e o destaque ao elemento CRIANÇA como símbolo de nossa bela cidade! O termo Cidade das Crianças surgiu porque os viajantes diziam que Maravilha era Cidade das Crianças.
No dia 07 de setembro de 1954, todas as crianças da escola compareceram pela primeira vez uniformizadas e o povo que assistiu ao desfile se admirou com a fila de crianças. Então, o termo nunca mais mudou.
Conheça alguns dos atrativos de Maravilha:
Cascata do Rio Iracema
Localizada na BR-282, próximo ao trevo de acesso à cidade.
Praça Cidade das Crianças
A praça Cidade das Crianças está localizado na Avenida Euclides da Cunha, em frente à Prefeitura Municipal. Playground, quadras de futebol e vôlei de areia, quadra de basquete, academia ao ar livre, casa de contação de histórias estão instalados no local que também é bastante arborizado. Um espaço ideal para o lazer em família e para as crianças.
Monumento à criança
No ano de 1979 foi construído o monumento e símbolo municipal “A criança e o pássaro”. O símbolo foi oficializado pela lei n. 773 representa uma criança soltando um pássaro que alça voo tendo a natureza por adorno. É a representação do mistério da criança e, através da arte, inclui a dimensão da liberdade respeitando a ecologia. A criança está com os pés no chão, entre as árvores da praça, o rosto se volta ao sol nascente olhando para o alto, com os braços abertos procurando acolher a todos. A estátua é feita com sucata e simboliza o resgate das coisas usadas pelo homem e desprezadas pela sociedade. A obra é uma criação do artista plástico chapecoense Paulo Siqueira.
Museu Municipal Padre Fernando
O museu Padre Fernando está localizado na Avenida Araucária e guarda e tem no acervo itens históricos de Maravilha além de promover exposições itinerantes durante o ano. O museu foi restaurado no ano de 2016 através de uma parceria da Prefeitura de Maravilha com o Fundo de Reconstituição dos Bens Lesados (Ministério Público Estadual). A restauração retomou a originalidade da casa.
Igreja Matriz da Paróquia Católica São José Operário
Localizada na Praça José Bunse, coração de Maravilha. Em seu interior, o sacrário é uma réplica da Arca da Aliança.
Fonte: Prefeitura Municipal