Santa Catarina Turismo

IOMERÊ

A partir de 1910 chegam os colonizadores italianos nesta região de solo fértil e deixam marcas na cultura da cidade até os dias atuais.

A principal delas é constante prática do catolicismo.

Em 1995, Iomerê foi desmembrado de Videira e hoje possui grande potencial para o turismo rural.

As ruas centrais largas e retas, todas ajardinadas, cortam a sede deste município e economia voltada à agropecuária.

O grande evento da cidade é a Festa Julina, realizada sempre no final de semana próximo ao aniversário do município, comemorado dia 20 de julho. A programação inclui apresentações musicais e um show pirotécnico que atrai visitantes de toda região.

Opções de passeios são a visita a uma cantina e a uma área de pesca amadora.

Conheça alguns dos atrativos de Iomerê:

Festa Julina
O maior evento do Município de Iomerê é a tradicional FESTA JULINA. Foi oficializada através de Lei Municipal em 12 de março de 1997. Realizada sempre na segunda sexta-feira do mês de Julho de cada ano. Atrai cerca de 20 mil visitantes durante os três dias do evento. Conta com muitas atrações em sua programação, como shows nacionais e regionais, show de fogos, acendimento das fogueiras, muita comida e bebida típica. Tradicionalmente, junto com a Festa, realiza-se a Feira da Indústria e Comércio, além de etapas catarinenses do Enduro de Regularidade e o Encontro de Tropeiros, entre outros.

Parque Santa Paulina
O Parque Santa Paulina foi construído com o objetivo de proporcionar a todos, momentos de contatos com a natureza, conscientizando-os da importância do meio ambiente como uma alternativa essencial à vida e a natureza, despertando o interesse para com as coisas divinas. O parque recebeu este nome em razão de Paulina ter sido a primeira Santa Brasileira e Catarinense, bem como em homenagem aos agricultores da localidade, pois a Santa Paulina foi agricultora até os 22 anos de idade, sendo considerada a Coloninha de Nova Trento. O parque foi inaugurado em 31 de julho de 2002 e está localizado aos fundos da Escola de Período Integral \”Laércio Caldeira de Andrade\”, na comunidade de Bom Sucesso.

Igreja São Paulo
Por serem descendentes de imigrantes vindos da Itália, país de um continente que tinha como principal religião a Igreja Católica Apostólica e Romana, a comunidade de Bom Sucesso também adotou esta religião. Mesmo antes de ser construída a primeira igreja, enquanto ainda residiam em suas casas rústicas a religião esteve presente em todos os momentos. Foram pendurados quadros de santos, terços, medalhas e o crucifixo de cristo, diante dos quais havia suas reza matinal e vespertino para garantir a coragem de viver e o cantar dos imigrantes. No ano de 1924 foi construída a primeira igreja pelo senhor Luiz Falchetti, com a colaboração de toda a comunidade. Esta era de pequeno porte, tendo duas funções: além de servir de lugar específico para fazer as rezas, também servia de escola com aulas ministradas em italiano até 1930. A primeira missa rezada nesta igreja foi pelo padre Roque da congregação Franciscana, vindo da paróquia de Bom Retiro (atual Luzerna). João Volpato que residia no Rio Grande do Sul, em visita a seu filho Antônio Volpato, percebeu que a residência de seu filho ficava em meio à mata e nesta, havia grande quantidade de cobras. Segundo os descendentes dos pioneiros existia uma por metro quadrado. Preocupado com a segurança de seu filho decidiu trazer para a comunidade a imagem de São Paulo, no ano de 1924 o qual passou a ser o santo padroeiro da comunidade. A primeira igreja foi erguida e junto com ela nasceu também a fé de um povo com uma enorme pluralidade cultural. A atual igreja foi inaugurada em 03 de dezembro de 1961 a qual pertencia a Paróquia de Iomerê.

Gruta dos Quatro Pedidos
Com o tema “Natureza é vida, é luz, é amor, é esperança, é Deus… Que se faz certeza”, a Escola de Período Integral \”Laércio Caldeira de Andrade\” – EPILCA, na comunidade de Bom Sucesso, desenvolveu o projeto da Gruta, que fica instalada dentro do Parque Santa Paulina, em parceria com professores, alunos, pais comunidade e com o apoio da Prefeitura Municipal. Sendo a natureza divinamente perfeita, a escola objetivou a construção da gruta para oportunizar aos alunos, comunidade e visitantes momentos de interiorização com a vida e a natureza. Seu nome é conseqüência do estilo como foi construída: cúpula e abóbada romana, para que as pessoas que ali visitam possam ter o privilégio de visualizar a Santa olhando para seu rosto, independentemente do lado pelo qual se aproximam, podendo fazer um pedido em cada face, olhando-a diretamente nos olhos, tornando assim a Gruta dos Quatro Pedidos, a gruta dos quatro milagres.

Museu do Resgate Histórico
Para resgatar culturas existentes na comunidade desde os pioneiros, passando de Rio dos Cochos a Bom Sucesso foi desenvolvido o projeto de Resgate Histórico/cultural, com a montagem de um museu, o qual vem recebendo visitas constantemente. “O resgate histórico: Uma história viva entre nós”, surgiu através da Escola de Ensino Fundamental Laércio Caldeira de Andrade, na comunidade de Bom Sucesso, por sentir-se a necessidade de registrar todas as fontes históricas da comunidade em um livro, ficando estas às gerações futuras. O museu possui setecentas e cinqüenta peças, sendo o maior do Alto Vale do Rio do Peixe. No museu é encontrado, o cocho contando o início da história da comunidade, uma réplica dos engenhos movidos a tração animal, fotos dos pioneiros e das gerações seguintes, quadros históricos, objetos vindos da Itália, ferramentas, pedras indígenas, louças, cantina italiana… E ainda peças históricas como: soque de erva-mate, implementos agrícolas, arados, carroça, trilhadeira, entre tantas outras peças de artes. O museu está disposto por toda a Escola, sendo referencial de conhecimento nas diversas disciplinas além de transformar o local de trabalho num ambiente alegre e motivador.

Caminho da Religiosidade
São pontos onde a religiosidade é visível, como a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, a gruta com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, o prédio do Antigo Seminário e o Juvenato das Irmãs Marcelinas.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.

Exit mobile version