Garopaba tem sua origem na língua dos primeiros habitantes da região, os índios Tupi-Guaranis e que significa: ygá, ygara, ygarata (arco,embarcação, canoa) e mpaba e paba (estância, paradeiro, lugar, enseada).
O Primeiro relato da história de nossa cidade, é datado em 24 Junho de 1525, quando o espanhol Dom Rodrigo de Acuña, para fugir de um temporal, aportou o Navio Galeão San Gabriel na Baia de Garopaba.
O primeiro povoado só surgiu em 1666 formado de imigrantes açorianos e estes aproveitaram a enseada natural de barcos, que se torna um local atrativo para caçar baleias, comercializando seu óleo e barbatanas.
Com uma história marcada pela força humana unida à divina, o Padre italiano Rafael Faraco, que viria a exercer papel de fundamental importância no crescimento da localidade, é o responsável pela criação da Vila de Garopaba em 1877.
Após vários anos de lutas e conquistas, em 30 de Dezembro de 1961 firma sua posição de Município. É nesta terra com a riqueza das águas, que a pesca é a maior fonte de renda do município, que também desenvolve o turismo, as atividades agrícolas, comerciais e industriais aceleradamente.
Com uma comunidade sempre acolhedora, você é nosso convidado especial para aproveitar as belezas naturais das mais belas e límpidas praias do sul do País, conhecidas internacionalmente pelos points de surf, além da exuberância do meio ambiente, com seus morros verdejantes e toda a alegria e diversão quem banham este lugar único da costa brasileira.
Além de suas belas praias Garopaba conta com os seguintes atrativos turísticos:
Observação de Baleias
O turismo de observação de baleias está em pleno desenvolvimento em Garopaba. A observação de baleias pode ser feita por terra. Mais informações sobre o turismo de observação de baleias por terra podem ser obtidas com os condutores e guias locais especializados e ainda junto ao IFSC Campus Garopaba e nas Secretarias de Turismo de Garopaba e de Imbituba. Fugindo do inverno antártico, as baleias francas – gigantes que chegam a medir 18 m e pesar 60 toneladas – percorrem a costa catarinense entre julho e outubro, e a plácida enseada de Garopaba é um de seus locais de descanso prediletos.
Dunas
Localizada à 9 km do centro de Garopaba, as Dunas é um atrativo natural entre a lagoa e a praia do siriú, onde tanto no verão como no inverno é possível ser praticado o sandboard, assim como experimentar as diversas gastronomias locais.
Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Localizada no Centro Histórico do município, é um ponto turístico onde é possível apreciar a bela vista da Praia de Garopaba, assim como ter um breve momento de fé.
Sambaqui
Considerado uma das marcas mais notadas dos vestígios indígenas, o chamado sambaqui é encontrado entre a Praia da Barra e Praia da Ferrugem, onde há cemitérios indígenas, pinturas em rochas, vestígios de armas como pontas de lanças e flechas, pedras amoladoras. entre tantos outros fatores que podem ser observados pelos turistas.
Trilha Pedra Branca
Na primeira entrada para o morro, logo após a Ponte da Encantada, encontra-se uma das últimas serrarias construída totalmente de madeira e movida à água. Em frente a este local, tem o acesso à trilha da Pedra Branca (subida de aprox. 1h30min), onde também é possível praticar rapel.
Fonte: Prefeitura Municipal.