Em 1903 foi inaugurado o marco das Três Fronteiras, onde se pode colocar um pé no Paraná (Barracão), outro em Santa Catarina e esticar um braço em território argentino.
A cidade foi colonizada por italianos e alemães vindos das colônias gaúchas e pertenceu a Chapecó até 1953, quando se tornou município.
Seu nome é uma homenagem ao general Dionísio Evangelista de Castro Cerqueira, antigo Ministro das Relações Exteriores e que foi quem demarcou a fronteira entre Brasil e Argentina.
Confira alguns dos principais atrativos turísticos de Dionísio Cerqueira:
Parque Turístico Ambiental da Integração, mais conhecido como Lago Internacional;
Marco Grande;
Alfândega Brasil-Argentina, passagem de um país para outro.
Cachoeira do Assentamento
Trekking pela mata passa por quatro cachoeiras, sendo a última delas propícia para a prática de rapel, cascading e outros esportes radicais.
Festa da Integração
A programação inclui bailes e gastronomia típica. Em março, no Centro de Eventos.
Arraial da Fronteira
Entre junho e julho, no Centro de Eventos.
Eventos Culturais
Festa da Canção Popular (Fecapo) e Festa da Música Sertaneja (Femuse). Entre junho e julho, no Grêmio Aéreo Independente.
Marco das Três Fronteiras
Local de relevância política, cultural e religiosa, onde podem ser encontradas as imagens de Nossa Senhora Aparecida (padroeira do Brasil) e da Virgem de Luján (padroeira da Argentina) – cada uma voltada em direção ao seu país de origem. Brasileiros e argentinos de toda a região participam das missas que são realizadas no local todas as sextas-feiras. A poucos metros localiza-se o Memorial da Fronteira.
Cachoeira do Toldo
Recanto tranquilo para banho e outras atividades de lazer, como churrascos e pesca em açudes. Dispõe de área de camping. Linha Toldo, Interior (a 8 km do Centro, com acesso por estrada de chão).