Chapecó dispõe de inúmeros atrativos turísticos, tendo conquistado a posição de pólo turístico de uma região que compreende o Oeste Catarinense, Norte do Rio Grande do Sul e Sudoeste do Paraná, e vem conquistando esta posição graças a excelente infraestrutura hoteleira, aeroporto como ponte de ligação aos principais centros urbanos, proximidade com balneários de Águas Termais, centro produtor de alimentos e a diversificação dos eventos realizados.
Conheça alguns do atrativos turísticos:
MONUMENTO O DESBRAVADOR
Situado no perímetro urbano, foi inaugurado em 25 de Agosto de 1981 com o objetivo de homenagear os primeiros desbravadores que colonizaram e construíram o Município. Criado pelo artista plástico Paulo de Siqueira, mostra a figura de um gaúcho empunhando um machado, simbolizando o trabalho. Na mão esquerda, um louro simbolizando a conquista e a vitória. O monumento possui 14 metros de altura, 5,70 metros de largura e pesa 09 toneladas. A obra é um cartão de visitas e ponto de identificação da cidade. Na base do monumento está o Memorial Paulo de Siqueira.
MEMORIAL PAULO DE SIQUEIRA
Ocupando a base do Monumento “O Desbravador”, mostra algumas das inúmeras obras do artista plástico, pintor, escultor, paisagista e ceramista Paulo Batista de Siqueira. Seu acervo é relativamente reduzido se comparado a totalidade da gigantesca obra do autor. São encontradas, também, fotos e informações sobre parte da obra do artista, espalhadas pelos três estados do sul do país, bem como, na Argentina e Paraguai.
PRAÇA CORONEL BERTASO
Localizada no centro da cidade, a Praça Coronel Bertaso é um espaço agradável que contempla história, cultura, lazer e descanso. Ao mesmo tempo em que conta a história do ciclo da madeira, primeiro ciclo econômico e cultural de Chapecó entre as décadas de 1920 e 1950, através de um mural feito em argamassa de concreto, utilizando técnica mista esgrafiado-mosaico com cerca de 200 m2, oferece área de lazer com parque infantil, jogos de mesa e uma bela fonte luminosa com jato d’água. Na fonte luminosa há uma escultura abstrata em metal feita pelo artista plástico Xyko Bracht. Dispõe ainda, de galeria de artes.
GALERIA DE ARTES DALME MARIE GRANDO RAUEN
Localiza-se na Praça Coronel Bertaso, em sala com atendimento monitorado em horário comercial. Neste espaço, regularmente, artistas locais e visitantes expõem suas obras. A Galeria Municipal de Artes foi criada em 2002 homenageando a artista chapecoense Dalme Marie Grando Rauen e visa difundir e fomentar as artes visuais.
CATEDRAL SANTO ANTÔNIO
Localizada no centro da cidade, foi inaugurada em 08/12/1956, possuindo 02 torres com 40 metros de altura. O projeto é do arquiteto Cristiano Betamin. Vista do alto a Catedral possui formato de cruz. O horário de visitação é das 09:00 às 11:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas de segunda à sexta-feira. Aos sábados, das 8:30 minutos às 11:00 horas. Atrás da Catedral há uma gruta em pedra com imagens de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora das Graças, onde diariamente inúmeras pessoas fazem orações.
PRÉDIO HISTÓRICO DA PREFEITURA MUNICIPAL / MUSEU DE HISTÓRIA E ARTE DE CHAPECÓ
Localizado na Av. Getúlio Vargas, centro da cidade, o prédio teve iniciada sua construção em 1944 na administração do Prefeito Serafim Enoss Bertaso, que deixou pronto o fundamento e os alicerces. Em 1947 o Prefeito Vicente Cunha deu grande impulso a construção e concluiu o prédio, sendo inaugurado no dia 09/07/1950. A arquitetura em voga na década de 50, em estilo “Getulista”, tem como característica as fundações em pedra, construção em alvenaria sem pilares nem vigas, de tijolo maciço, pintura nas paredes em escariola (técnica que imita o mármore, realizada a base de desempeno e bico de pena) e aberturas em madeira. Seus alpendres estão voltados para a Avenida Getúlio Vargas, onde nesse local perfilavam-se as autoridades para discursos e atos cívicos. O local abriga o Museu de Historia e Arte de Chapecó — MHAC.
CENTRO DE CULTURA E EVENTOS PLÍNIO ARLINDO DE NÊS
Com localização privilegiada, o Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês, com área de 12.920 m2, pode realizar diferentes eventos simultaneamente com conforto e segurança ao público. Além dos quatro auditórios, o salão de convenções para 2.000 pessoas, cafeteria, estacionamento, o teatro tem capacidade para 1.000 pessoas. Essa estrutura proporciona ao público visitante muito lazer, entretenimento, cultura e bons negócios.
PARQUE DE EXPOSIÇÕES TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
Local com 210.000 m2 para realização de eventos diversos, entre eles a Expo-Feira Efapi. Conta com 16 pavilhões, 40 edificações, 14.595 m2 de área coberta e 13.117 m2 de área externa. Possui mata nativa.
VALE DO RIO URUGUAI
Na descida da serra da SC-480, com ótima vista para o Rio Uruguai e ponte de divisa com o Estado do Rio Grande do Sul, o Vale do Rio Uruguai, no Distrito de Goio-En, proporciona bela paisagem que pode ser vista ao longo da serra ou pelo mirante, que fica aproximadamente 15 km do centro da cidade.
MIRANTE DA FERRADURA
A estrada de acesso às comunidades de Alto Capinzal e São José do Capinzal caracteriza-se pela paisagem rústica, exuberante, que nos leva por caminhos que serpenteiam as curvas do Rio Uruguai, onde tem-se a impressão de estar em um local mágico que vivenciou parte da história dos primeiros moradores de Chapecó, dos balseiros, do ciclo da madeira. Descendo pela estrada de chão encontra-se um refúgio onde o turista pode observar e apreciar a beleza do Vale. Dependendo do clima e horário, poderá ver os primeiros raios de sol nascendo em meio a névoa que paira sobre as águas e que mais parece um algodão envolvendo todo o Vale.
TRILHA DO PITOCO
Localizada na Linha Alto Capinzal/Distrito de Goio-en, 28 km distante do centro da cidade de Chapecó, a Trilha do Pitoco faz parte do atrativo natural composto por bela paisagem e 05 cachoeiras, que variam entre 08 e 45 metros de queda d’água. Já na primeira cachoeira há uma piscina natural com águas límpidas, próprias para banho. São percorridos cerca de 3 km de trilha (ida e volta) com destino a um verdadeiro recanto ecológico, onde algumas pessoas praticam rapel. Além disso, há local para camping, lanche, jardim com flores silvestres e sucos. O nome da trilha deve-se ao fato de que o cachorrinho “Pitoco”, pertencente a Família do Sr. Gumercindo, conhece muito bem o caminho e está sempre pronto para receber os turistas.
BALNEÁRIO DE ÁGUAS TERMAIS
O balneário oferece aos turistas e associados, água quente natural mineral e sulfurosa com temperatura de 43º C. Como infraestrutura, o balneário conta com um conjunto de 05 piscinas com água quente mineral e sulfurosa, play-ground infantil aquático, conjunto de tobogãs, parquinho infantil, área de camping, parque de churrasqueiras, restaurante, canchas poliesportivas, lago para pesca artesanal, recanto ecológico com pista para caminhada, área arborizada para relax e estacionamento. O balneário localiza-se no Distrito de Marechal Bormann, distante 12 km do centro de Chapecó.
ARENA CONDÁ
O espaço compreende o campo de futebol onde joga a Associação Chapecoense de Futebol, campeão catarinense 2006; foi inaugurado em 24/01/1976 e está localizado no centro da cidade, próximo ao Ginásio de Esportes Ivo Silveira e do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. O campo mede 8.428,35 m2. Tem capacidade para 25 mil pessoas com a conclusão da obra de ampliação das arquibancadas.. Para a segunda etapa, o projeto prevê 03 pavimentos onde embaixo das arquibancadas estarão sendo disponibilizadas 18 salas comerciais, as quais serão ocupadas por Secretarias/Departamentos da Prefeitura de Chapecó.
ECOPARQUE
Distante 03 km do centro da cidade, o Ecoparque possui área verde com árvores nativas e eucaliptos, uma pista com 1.200 m para caminhadas e prática de esportes.
PARQUE PALMITAL
Possui churrasqueiras, mesas, playground, quadra de esportes e área arborizada com espécies nativas, proporcionando um ambiente agradável para caminhadas.
PARQUE DAS PALMEIRAS
Área arborizada com 14 mil m2 iluminada. Possui churrasqueiras, sanitários, parque infantil com 520 m2, pista para caminhada, estacionamento.
MUSEU MUNICIPAL ANTÔNIO SELISTRE DE CAMPOS
O Museu conta com importante acervo de arqueologia e etnológico de peças de nativos que povoaram a região (Kaingang e Guarani), antes do processo de colonização, assim como, peças, utensílios, fotos e mobiliários da Família Bertaso. Localiza-se no Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves/EFAPI e funciona junto a Casa Histórica da Família Bertaso, uma construção em estilo colonial italiano edificada na década de 1920. O Museu apresenta exposição permanente do acervo, bem como, exposições temporárias. A visitação deve ser agendada.
MUSEU TROPEIRO VELHO
Localizado na Linha Boa Vista, na propriedade da Família Fonseca, possui inúmeras peças que retratam a vida dos antigos moradores de Chapecó e do jeito tropeiro de viver. A propriedade oferece também, área de lazer, camping, lanchonete, além de almoço ou lanche com produtos agroecológicos.
CAPELA SÃO CARLOS — COLÔNIA BACIA
A comunidade de Colônia Bacia teve seu início em 1947 com a chegada dos primeiros colonos, procedentes do Estado do Rio Grande do Sul, sendo a maioria de origem italiana e praticante da religião católica. Surgiu a ideia de dar um nome a esta comunidade e, por sugestão do então Frei Liberato, passou a chamar-se Colônia Bacia, devido ao seu relevo. Com o passar dos tempos sentiram a necessidade de construir uma capela para celebrar suas orações. O grande incentivador para construção da capela foi Frei João Vianey Erdrich, que na década de 1950 propôs a construção de outras 16 capelas com o mesmo modelo arquitetônico, em estilo franciscana, edificada em madeira e telhas de zinco. No ano 2000 a Igreja foi recuperada, como forma de manter e valorizar a história e a cultura.
GRUTA DE SEDE FIGUEIRA
Localizada no Distrito de Sede Figueira, a 1.000 metros da BR-282, o local é composto por 03 grutas que se formaram na rocha e 01 cachoeira com aproximadamente 8 metros de queda d’água. A capela de Nossa Senhora de Lourdes fica em frente a uma das grutas, onde anualmente, no mês de Dezembro, realiza-se Romaria Penitencial para a Santa, contando com a participação de cerca de 5.000 pessoas. Em meio a mata nativa há a Trilha dos Mistérios do Rosário, com 15 esculturas em pedra de arenito, de 1,00 metro de altura X 0,80 cm de largura, simbolizando cada um dos mistérios. As obras foram confeccionadas pelo artista chapecoense Cyro Sosnoski (20 km-W).
AUTÓDROMO INTERNACIONAL DE CHAPECÓ
Pista de terra com 2.550 metros, 60 boxes e torre de cronometragem. Área com 350.000 m2 com estacionamento para 10.000 automóveis.
CASA DO ARTESÃO
Localizada na Rua Porto Alegre, esquina com a Rua Benjamin Constant, na área central de Chapecó, o local oferece mais de 40 produtos artesanais entre tapeçaria, roupas, bolsas, cartões postais, etc, para os visitantes levarem uma lembrança de Chapecó. As peças são confeccionadas no local, o qual é coordenado pela Associação de Artesãos Sorrindo para a Vida.
CANTINA VINOS DI VERITÁ
Localizada no centro da cidade a cantina da família Mascarello elabora vinhos de qualidade há 23 anos. Tradição e amor ao vinho foi a fórmula encontrada para manter viva suas raízes e oferecer vinhos de excelente qualidade, conjugando tecnologia com a arte da vitivinicultura. A cantina Vinos di Veritá possui toda sua estrutura voltada para elaboração de vinhos e enoturismo, oferecendo visitação às instalações da cantina, onde o visitante poderá conhecer as pipas, caves e aprender sobre o processo enológico. Conta também com um amplo varejo onde os vinhos poderão ser degustados e adquiridos no próprio local.
MERCADO PÚBLICO REGIONAL
Espaço com box para cada um dos 20 municípios da Amosc, praça de alimentação, palco para apresentações culturais; venda de produtos da agricultura familiar, peixes e artesanatos; auditório para 60 pessoas, salas de reuniões entre outros serviços; no espaço externo tem Playground, centro de artesanato, paradas de ônibus urbanos e estacionamento.
CENTRO PÚBLICO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Espaço localizado junto ao Mercado Público Regional, onde 7 Associações de Artesanato e 2 Cooperativas de Artesanato/Confecção oferecem produtos artesanais da cultura regional.
Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal.