Matos Costa é um município brasileiro do estado de Santa Catarina, estando a uma altitude de 1.237 metros. Nasceu com o nome de São João dos Pobres, cresceu a partir de 1910 com a chegada da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande, cuja Estação local, São João, foi destruída por incêndio durante a Guerra do Contestado.
O nome atual (dado à estação em 1938) é uma referência ao capitão João Teixeira de Matos Costa, trucidado na repressão aos rebeldes que abraçaram a causa do Contestado.
Conheça alguns dos atrativos turísticos de Matos Costa:
Salto São Lourenço
Localizado na colônia São Francisco, no município de Matos Costa, possuí 72 metros de queda livre.
Museu Histórico – Josette Dambrowski
Foi inaugurada em 1950, juntamente com a variante do morro de São João (Porto União da Vitória-Matos Costa). Na verdade, aí terminava a variante, de forma que a estação nova foi construída ao lado da antiga, que foi desativada e depois demolida. A variante, que substituiu o trecho original da E. F. São Paulo-Rio Grande, de 1908, é uma subida constante com seis túneis: a estação de Porto União da Vitória está a mais de 650 m e a de Matos Costa a mais de 1100 m. Essa linha levou mais de dez anos para ser entregue ao tráfego. A estação serve hoje como museu, depois de permanecer abandonada por anos.
Fonte: Prefeitura Municipal.